Itajaí recebe Lui Lui Festival neste final de semana

0

Clayton de Valgas quer vencer também em Itajaí. Foto: Ivan Storti /Divulgação ACSU.
Vindo de uma vitória na terceira etapa do Circuito Catarinense, em São Francisco do Sul, que o garantiu na liderança do ranking, o estudante de Administração na Unisul, Clayton de Valgas quer repetir a festa, desta vez no Lui Lui Surf Festival, o Brasileiro de Surf Universitário, neste final de semana (04 e 05/10), em Itajaí.

 

A competição faz parte de uma série de etapas em vários estados do Brasil, que culminará com a grande final, em dezembro, na praia de Maresias, em São Sebastião, no litoral norte de SP.

 

Lá, serão definidos os novos campeões nacionais entre surfistas devidamente matriculados em faculdades. Os catarinenses dominaram a edição passada, fazendo dobradinha na disputa individual masculina, com André Zanini e Rafael Ramos, e também o bicampeonato por equipes.

 

Os vencedores voltarão para a casa com uma excelente premiação. O 1º colocado fatura um automóvel Renault e uma passagem aérea da TAM para Paris (França). A melhor na categoria feminina também viajará para a capital francesa.

 

Animado com a sua primeira vitória importante, Clayton chega em Itajaí buscando outra conquista. ?Está rolando aquele friozinho na barriga, porque agora como líder do Catarinense tem uma pressão a mais. Sou obrigado a ter um bom desempenho. Estou retendo energia e vou fazer um trabalho de concentração e preparação física para estar com o surf afiado e competir tranquilo?, comenta o atleta, que está com 30 anos, sendo mais da metade surfando.


Apesar de morar em Florianópolis, Clayton diz que vai se sentir um pouco em casa na praia Brava. É que sua namorada (Ana) mora em Balneário Camboriu e ele também costuma treinar em Itajaí. ?Sempre que posso treino lá. Conheço bem a valinha da Brava, por isso fico mais tranquilo?, comenta o surfista, que tem o apoio da Sul Nativo e acredita que possa representar muito bem os catarinenses na final do Brasileiro. No ano passado, ele foi o 15º colocado na classificação final.

 

?Motivação para ir melhor, brigar pelo título, não falta?, diz o líder do Circuito Catarinense Universitário, que também tem o patrocinio da Lui Lui.

 

A competição em Itajaí começa sábado às 8 horas. Além da masculina, estarão em disputa a categoria feminina e o tag team (revezamento com quatro surfistas). As finais estão previstas para domingo, por volta das 13h. Os vencedores ganharão passagens da TAM para qualquer lugar do país. Os vice-campeões levam pranchas Storm Rider e os quatro finalistas, kits Billabong, Lui Lui, Bully?s, Renault e Sundown.

 

Além das atrações no mar, o Lui Lui Surf Festival está promovendo palestras em cada estado com assuntos relacionados com os participantes do campeonato. Nesta quinta-feira (2), na Univali, Felipe Braun, diretor do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Surf (Ibrasurf), responsável pela organização do Circuito Brasileiro de Surf Universitário, vai falar sobre as ?Oportunidades de Atuação no Mercado do Surf Nacional?.

 

Na sequência, o oceanógrafo Rodrigo Medeiros aborda o tema ?As associações de surf e a proteção do meio ambiente?. As palestras serão realizadas na sala 104 (pós-graduação), do Bloco 20 (CTTMar), das 17 às 10h.

 

Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 5183 8366. Ou visite o site www.ibrasurf.com.br.