Jack’s Surf Shop, endereço do surfista na Califórnia

Bob Abdel

Bob Abdel na loja GZero em São Paulo. Foto: Ricardo Macario.

Dono de uma das maiores , se não a maior surf-shop do mundo, o palestino Bob Abdel só tem motivos para comemorar seu sucesso profissional.

 

A tradicional Jack’s Surf Shop, localizada na cara do pier de Huntington Beach, Califórnia – um dos redutos mais clássicos do surfe mundial – reúne todos os tipos de equipamentos, roupas e acessórios que um surfista pode precisar.

 

Aos 49 anos, Abdel toca a rede principalmente ao lado do irmão Ron, além de outros membros da família.

 

Ao lado do irmão Bob, Ron Abdel comanda as operações da Jack’s Surf Shop. Foto: Cecília Andrade.

De passagem pelo Brasil na última semana, Abdel, que já morou aqui no final dos anos 60, disse que o mercado brasileiro vai muito bem e dá mostras de que deve crescer cada vez mais.

 

É curiosa a história de vida de Abdel. Nascido em Jerusalém, mudou-se para o Brasil com a família quando tinha 13 anos e já trabalhavam no ramo de confecção.

 

Depois de quatro anos, em 72, a família decidiu ir para os EUA, onde abriram algumas lojas para vender produtos da marca Levi’s.

 

Naquela época, ficou amigo do proprietário da famosa loja Jack’s Surfboards, que já fazia sucesso na Califórnia desde 57.

 

Quando surgiu oportunidade de comprar a loja, o faro apurado de Abdel logo o fez perceber que seria um bom negócio. Não deu outra.

 

Depois de vender algumas lojas, acabou comprando o prédio inteiro onde funciona a Jack’s, e desde então deu início ao império que não pára de crescer. Além da Jack’s de Huntington, a família comprou uma loja imensa para vender produtos exclusivamente femininos, a Jack’s Girls, e abriu uma filial da Jack’s em Newport Beach.

 

Por ser uma das maiores do mundo, a Jack’s é uma das lojas convidadas para a Surf & Beach Show, maior feira do segmento na América Latina, que acontece em junho de 2005 em São Paulo.

 

Confira a seguir a entrevista exclusiva concedida por Bob Abdel ao Waves.Terra. Além de explicar o sucesso da Jack’s, ele faz considerações otimistas sobre o mercado brasileiro e diz que pretende voltar em breve, provavelmente para visitar a Surf & Beach Show.

 

 

 

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Luis Felipe Gontier, o Pipo, dono da GZero, é um dos amigos de Bob no Brasil. Foto: Ricardo Macario.
Você veio ao Brasil a negócios ou a passeio?

 

Depois que morei aqui, nos anos 70, voltei apenas duas vezes, sempre a passeio. Tenho muitos amigos aqui, além de uma pequena parte da família que vive atualmente no Rio Grande do Sul. Mas alguns amigos fazem parte do mercado de surfwear e acabo sempre tendo contato com o meio, novidades e tendências. Gostei muito do que vi, há muitas marcas crescendo e acho que é grande o potencial. De passagem por Florianópolis, fiquei impressionado com a quantidade de meninas surfando, maior até que nos EUA. O Brasil é um mercado em expansão.

 

Interior da Jack’s Girls, loja exclusiva de produtos femininos ao lado da Jack’s. Foto: Cecília Andrade.
Qual a importância das feiras? Pretende voltar para a Surf & Beach Show em 2005?

 

 Nunca estive em uma feira no Brasil, mas anualmente participo das mais importantes do mundo, como a ASR e a Surf Expo. Acho uma ferramenta fundamental para um bom aproveitamento dos negócios, desde que seja utilizada com equilíbrio entre a parte profissional e a curtição, que também faz parte desses encontros. Já ouvi muito sobre a feira brasileira e acho que no passado era vista muito mais como uma grande festa do mercado, mas com o tempo foi amadurecendo e acredito que hoje em dia está cada vez mais profissional. Fui convidado para a Surf & Beach no ano passado e acabei não vindo por problemas particulares,  mas no ano que vem vou fazer de tudo para estar presente.

 

É importante essa iniciativa de a organização convidar formalmente compradores e estimular a presença deles na feira, promovendo maior contato e agendando encontros entre fornecedores e compradores. Para dar uma idéia, invisto cerca de US$ 300 mil em compras nesses eventos. Então, precisa valer a pena.

 

Você trabalha com alguma marca brasileira na Jack’s?

 

Infelizmente não. Existem muitas marcas brasileiras realmente boas, com qualidade suficiente para concorrer com qualquer marca presente na minha loja. Mas até hoje nenhuma fez um trabalho forte o suficiente para tentar entrar no mercado norte-americano. Acho que falta investimento em marketing, promoção em ponto-de-venda, publicidade nas principais revistas locais. Atualmente algumas marcas australianas estão entrando com sucesso, fazendo justamente esse tipo de trabalho. Mas gosto muito do mercado brasileiro e gostaria de num futuro próximo poder trabalhar com algumas marcas.

 

Qual a receita do sucesso de uma rede como a Jack’s Surf Shop?

 

Estamos há 33 anos trabalhando com esse mercado e acho que nosso maior trunfo é a rede de relacionamentos estabelecida no período. Nossas lojas possuem todo tipo de produto que um surfista pode precisar e sempre temos estoque suficiente para jamais deixar alguém na mão.

 

Estamos sempre trocando informações, visitando empresas, recebendo em nossas lojas. Também adotamos um sistema de “corners” que facilita bastante a venda dos produtos de cada marca. Cada marca possui um espaço exclusivo para montar a exposição de seus produtos e com isso temos diversas “mini-lojas” dentro da Jack’s.

 

Para dar uma idéia, contamos com cerca de 450 pranchas de surf e 250 bodyboards. Além disso, lançamos muitas promoções em pontos-de-venda, merchandising e desenvovemos muitos outros trabalhos em marketing. Também adquirimos uma nova loja em Coroa Del Mar, Newport Beach, sul da Califórnia. É a maior loja da rede e irá enfatizar a qualidade dos produtos, pois é uma região considerada de elite.  

 

Para conhecer a loja online, acesse Jackssurfboards.com .

 

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