Lisa Hurunui está supreendendo no Roxy Pro Jam com um surfe arrojado. Foto: ASP World Tour / Karen. |
A melhor atleta do primeiro dia foi a australiana Chelsea Georgeson, que recebeu nota 9,25 em sua melhor onda e totalizou imbatíveis 17,50 entre 20 possíveis.
Já o recorde de maior nota foi batido pela número 1 do mundo, Sofia Mulanovich, no penúltimo confronto do dia. A peruana começou em último lugar na primeira fase, mas na repescagem fechou a bateria com uma nota 9,60 para conquistar sua primeira vitória na Inglaterra.
Rochelle Ballard avança para as oitavas apresentando manobras com pressão. Foto: ASP World Tour / Karen. |
A primeira sul-americana a entrar no mar foi Sofia Mulanovich, atual campeã mundial e líder do ranking na temporada 2005.
As condições não eram boas e a australiana Rebecca Woods aproveitou muito bem a melhor onda que entrou na bateria para praticamente garantir a vitória com uma nota 8,75.
A peruana não conseguiu mostrar o que sabe e terminou em último somando apenas 7,10 pontos em suas duas maiores notas, sendo superada também pela vencedora das triagens, Lisa Hurunui, que só computou 9 pontos.
A número 1 do mundo volta a enfrentar a surfista da Nova Zelândia nas oitavas-de-final, pois na repescagem já começou com uma boa onda ? nota 6,75 ? e fechou a bateria com a melhor apresentação de todo o campeonato, premiada com uma nota 9,60.
Mulanovich registrou a segunda maior pontuação do dia ? 16,35 pontos ? e ultrapassou os 14,50 pontos que a australiana Rebecca Woods somou para derrotá-la na primeira fase.
A catarinense Jacqueline Silva também não começou bem nas difíceis condições do mar em Perranporth Beach, porém mesmo somando apenas 9,35 pontos conseguiu superar Laurina McGrath e avançou direto para as oitavas-de-final junto com a também australiana Melanie Redman-Carr, que ganhou fácil a última bateria da fase classificatória com 14,25 pontos.
McGrath só marcou 7,90 pontos e foi ainda pior na repescagem, quando só conseguiu somar 6,35 pontos nas duas maiores notas.
Mesmo assim, ainda superou a cearense Tita Tavares, que não atingiu nem 6 pontos nas duas baterias que disputou na Inglaterra.
A primeira surfista a receber uma nota 10 na história do circuito mundial feminino terminou em último lugar com 5,40 pontos e na primeira fase só conseguiu 5,25 pontos na bateria que classificou as australianas Layne Beachley e Samantha Cornish.
Cornish será a adversária da catarinense Jacqueline Silva nas oitavas-de-final, que serão inauguradas com a havaiana Rochelle Ballard enfrentando Laurina McGrath.
A brasileira foi escalada na sexta bateria e na quarta tem um novo confronto, agora direto, entre a peruana Sofia Mulanovich com a campeã das triagens, Lisa Hurunui, da Nova Zelândia.
O Roxy Pro Jam UK tem prazo até sexta-feira para ser encerrado e pode ser acompanhado online pelo Asp World Tour.com .
Clique aqui para ver a galeria de fotos do Roxy Jam Pro.
Roxy Pro Jam UK, oitavas-de-final
1 Rochelle Ballard (Haw) x Laurina McGrath (Aus)
2 Megan Abubo (Haw) x Rebecca Woods (Aus)
3 Keala Kennelly (Haw) x Serena Brooke (Aus)
4 Sofia Mulanovich (Per) x Lisa Hurunui (Nzl)
5 Chelsea Georgeson (Aus) x Pauline Menczer (Aus)
6 Jacqueline Silva (Bra) x Samantha Cornish (Aus)
7 Melanie Redman-Carr (Aus) x Trudy Todd (Aus)
8 Layne Beachley (Aus) x Claire Bevilacqua (Aus)