Australiana Stephanie Gilmore compete no Brasil pela primeira vez. Foto: Nilton Santos. |
A indiazinha paraibana Diana Cristina e a australiana Stephanie Gilmore foram os primeiros destaques do Costão Pro ? Floripa 2006.
Mas, a catarinense Jacqueline Silva quebrou todos os recordes ao somar 17,67 pontos – de 20 possíveis – em sua primeira apresentação nas boas ondas de 1 metro.
O primeiro WQS masculino com nível máximo 6
Diana Cristina manda bem em sua estréia na prova. Foto: Nilton Santos. |
estrelas da temporada estréia nesta terça-feira com a primeira fase.
Cerca de 192 representantes de 20 países disputam US$ 125 mil e 2,5 mil pontos no ranking de acesso para o ASP World Championship Tour (WCT).
Na categoria Feminina, 41 competidoras de sete países se inscreveram no 4 estrelas que distribui US$ 20 mil e 1,5 mil pontos, com todas estreando logo no primeiro dia do Costão Pro ? Floripa 2006 na Ilha de Santa Catarina.
?É a realização de um sonho. Há bastante tempo a gente ficava só na areia vendo só etapa do masculino e agora chegou nossa vez?, diz Jacqueline Silva, cabeça-de-chave número um da terceira etapa feminina do WQS 2006, prevista para ser encerrada na sexta-feira.
?Todas as atletas estão amarradonas aqui. Não só as brasileiras, mas também as gringas que vieram prestigiar o evento. É muito legal o fato de o Costão do Santinho abrir as portas para nós?, elogia Jacqueline.
Ela estreou no meio da tarde e aprovou a escolha da praia do Santinho para sediar o primeiro WQS feminino do surf brasileiro.
?Geralmente, os eventos rolam na praia Mole ou na Joaquina e é legal variar um pouco. A praia do Santinho, além de ser muito bonita, também tem altas ondas. A qualidade não deixa a desejar para nenhuma das duas praias mais famosas da ilha. É muito irada”, comenta Jacque.
Clique aqui e confira a galeria de fotos do Costão Pro – Floripa 2006
##
Bruna Schmitz avança para segunda rodada na praia do Santinho. Foto: Nilton Santos. |
?Em relação à prova feminina temos um duplo prazer. A Jacque compete pela primeira vez numa etapa do circuito mundial no quintal de casa e este é o primeiro evento feminino no Brasil de porte internacional. No masculino, a prova tem nível máximo 6 estrelas, com competidores de vinte países. Isso não tem preço”, diz Marcondes.
O primeiro dia do Costão Pro ? Floripa 2006 foi reservado para a categoria feminina, sendo
realizadas primeira
Jacqueline Silva descola maior somatória do primeiro dia de disputas. Foto arquivo: ASP World Tour / Robertson. |
Semifinais e a final serão disputadas na sexta-feira, com o Masculino seguindo até o domingo. A saquaremense Taís de Almeida venceu a bateria inaugural contra a catarinense Chantalla Furlanetto e a alagoana Karina Barbosa.
?As condições estavam bem difíceis e ainda bem que consegui passar para enfrentar as tops na segunda fase?, analisa Taís.
“Esse é o primeiro WQS no Brasil, ainda vai ter outro na Bahia e isso é bom para nós, que ganhamos mais chances de buscar classificação para o WCT. Se não der para entrar neste ano, com certeza terei pontos para entrar nas fases mais avançadas dos eventos n ano que vem?, comemora Taís.
O primeiro destaque do Costão Pro ? Floripa 2006 foi a indiazinha paraibana Diana Cristina, quinta colocada no Mundial Pro Junior organizado pela Association of Surfing Professionals, em janeiro na Austrália.
Com notas 8,5 e 7,67 em suas duas melhores apresentações, derrotou facilmente a francesa Amandine Sanchez e a brasileira Suelen Ferreira no segundo confronto do dia.
?Estou muito feliz com a classificação, consegui pegar boas ondas na bateria e vou tentar avançar o máximo que der?, disse a surfista de apenas 15 anos.
Os 16,17 pontos somados por Diana só foram superados na primeira fase pela australiana Stephanie Gilmore, 18, que arrancou nota 9,17 e totalizou 16,67 pontos na vitória sobre a paranaense Bruna Schmitz e a norte-americana Jenny Quam.
Campeã da segunda prova do WQS 2006, realizada em janeiro na Austrália, Gilmore nunca tinha vindo ao Brasil. ?Achei tudo aqui muito lindo, a ilha é bem tropical, muito visual e a onda aqui é bem cavada, forte, com boas condições para manobras. Adorei minha estréia e estou muito feliz de estar aqui conhecendo o Brasil?, diz Stephanie, que no ano passado ganhou a prova de abertura do WCT, competindo como convidada na Gold Coast, Austrália.
A estréia do Costão Pro – Floripa 2006 tem patrocínio exclusivo do Costão do Santinho Resort & Spa e co-patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, do Fundesporte da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte, além da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Municipal de Esportes.
Também apóiam a realização o Instituto Tao Pilates, a Sontag Participações, o Kioske do Pirata, Água Imperatriz e Fibratur Turismo, com transmissão ao vivo pelo Sportv e divulgação da Revista Fluir, Site Waves/Terra e Atlântida FM, numa realização conjunta da MG2 Projetos e Eventos, Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) e Associação de Surf dos Ingleses e Santinho (ASIS).
Clique aqui e confira a galeria de fotos do Costão Pro – Floripa 2006