Jadson André, promessa potiguar, é atração da Taça Roberto Valério no Francês. Foto arquivo: Divulgação Detonação & Natureza. |
Em ondas de até 1,5 metros e formação prejudicada pelo vento maral, André quebrou os recordes do evento, estabelecendo a melhor nota (9.75) e a maior somatória, 16.00 pontos de vinte possíveis.
O garoto estava mesmo inspirado. Na primeira fase da categoria Iniciante, ele abusou das batidas de backside e recebeu nota 9.00 dos juízes, garantindo presença na rodada seguinte.
O atleta voltou a entrar em ação na segunda fase da Mirim e levantou a platéia ao executar um belo aéreo de frontside, aplicando ainda uma forte manobra na junção para obter 9.75 pontos.
?Procurei forçar bastante as manobras e felizmente deu tudo certo. Vou fazer o possível para me dar bem aqui no Francês e ajudar minha equipe a conquistar um bom resultado na competição?, falou Jádson, que está classificado para a semifinal da categoria Iniciante e terceira fase da Mirim.
O destaque do dia é também o principal responsável pela boa campanha do Rio Grande do Norte na etapa. As performances arrasadoras do atleta fizeram com que os potiguares terminassem o dia na terceira posição do ranking por equipes, atrás de Santa Catarina (1o.) e São Paulo (2o.).
Outro surfista que deu show neste sábado foi Bruno Galini (BA). O baiano dilacerou as ondas do Francês e igualou-se a Jádson André no topo da lista das melhores somatórias do evento, totalizando 16.00 pontos na terceira fase da Júnior.
Entre as meninas, a atual campeã brasileira Krisna de Souza (RN) estreou com tudo na etapa e não teve trabalho para garantir presença na semifinal da categoria Feminino Open.
As catarinenses Fernanda Moura e Marina Werneck, campeã brasileira júnior em 2003, e a paraibana Diana Cristina também confirmaram o favoritismo e estão garantidas na semi.
Os integrantes da categoria Open masculina tiveram folga neste sábado, enquanto a Feminino Júnior só estréia no domingo.
A primeira etapa da Taça Roberto Valério / Maresia Brasileiro de Surf 2004 tem o patrocínio da Maresia, co-patrocínio das 200 Milhas e apoio da Bali Surf Shop, Litoral 655, Teccel, Pousada Marizia, Double Up Surfboards, Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro e AL Esportes.
A realização é da Confederação Brasileira de Surf (CBS) em parceria com a Federação Alagoana de Surf (Falsurf). O evento tem a supervisão do Ministério do Esporte e Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Semifinais Open
1 Willian Cardoso (SC), Marcelo Alves (BA), Bruno Caraça (SP) e Róbson Santos (SP)
2 Saulo Carvalho (PB), Sérgio Pontes (AL), James Christian (BA) e Valmir Neto (SE)
Semifinais Júnior
1 Bruno Galini (BA), Elbert Richars (SC) e Willian Cardoso (SC)
2 Bruno Caraça (SP), Eric de Souza (RJ) e Eduardo Fernandes (AL)
Terceira fase Mirim
1 Cristovão Baltazar (SE), Aristide Tavares (SP), Wiggolly Dantas (SP) e Thiago Camarão (SP)
2 Jádson André (RN), Hugo Bittencourt (RJ), Bruno Rodrigues (SC) e Emerson Silva (SP)
3 Rudá Carvalho (BA), Pedro Scooby (RJ), Giancarlo Zampieri (SC) e Charlie Brown (CE)
Semifinais Iniciante
1 Marco Fernandez (BA), Adriano de Souza (CE), Jádson André (RN) e André Pastori (RJ)
2 Ricardo Santos (SC), Miguel Pupo (SP), Jesse Mendes (SP) e Alejo Muniz (SC)
Semifinais Feminino Open
1 Marina Werneck (SC), Juliana Lima (AL) e Krisna de Souza (RN)
2 Lia Mesquita (BA), Fernanda Moura (SC) e Diana Cristina (PB)
Primeira fase Feminino Júnior
1 Bruna Hiersch (RJ), Monique Santos (PE), Geórgia Pascoal e Kristal Bittencourt (RJ)
2 Luíza Romann (SP), Carol Rocha (AL), Diana Cristina (PB) e Gisele Garcia (SP)
3 Marina Werneck (SC), Gabriela Teixeira (RJ), Rafaela Fabero e Bruna Schimtz (PR)
4 Renata Tambon (BA), Nathali Martins (PR), Maya Gabeira (RJ) e Sofia Waria (BA)
Ranking por equipes
1 Santa Catarina 129 pontos
2 São Paulo 114
3 Rio Grande do Norte 110
4 Rio de Janeiro 102
5 Bahia 101
6 Alagoas 96
7 Paraíba 85
8 Paraná 82
9 Pernambuco 66
10 Sergipe 65
11 Ceará 38
12 Pará 30
13 Espírito Santo 8
14 Rio Grande do Sul 2