WQS

Jadson quer liderança

Jadson André, Pasta Point, SriLankan Airlines Pro, Maldivas

Jadson André tem voado baixo em Pasta Point, sede do SriLankan Airlines Pro, etapa do WQS em Maldivas. Foto: Dara.

O potiguar-voador Jadson André comandou a Força Aérea Brasileira no Sri Lankan Airlines Pro com suas manobras espetaculares na sexta-feira de boas ondas de 1,5 metros nas Ilhas Maldivas. Com a eliminação do líder Adam Melling, ele agora está na briga direta pela ponta do WQS 2009 contra mais dois australianos, Daniel Ross e Owen Wright. Além dele, mais quatro brasileiros avançaram para as oitavas-de-final da etapa de nível 6 estrelas ?priime location? que vale o máximo de 3.500 pontos.

 

Utilizando os aéreos como arma para vencer outra bateria de forma sensacional, Jadson André atingiu o maior placar da sexta-feira para derrotar o francês Romain Cloitre e o porto-riquenho Brian Toth por 16,84 pontos. Ele agora vai voltar a enfrentar o sul-africano Travis Logie, único que conseguiu superá-lo nas Maldivas, na última rodada de baterias com quatro surfistas. O tira-teima nas oitavas-de-final será no sistema homem-a-homem, que prossegue até a grande final.

 

Heitor Alves manobra com pressão em Pasta Point. Foto: Dara.

Sete brasileiros competiram na única fase de confrontos formados por três competidores na sexta-feira. Apenas dois foram barrados, com o catarinense Jean da Silva e o pernambucano Bernardo Pigmeu terminando em 17.o lugar no Sri Lankan Airlines Pro. Os cinco que passaram foram Jadson André, o jovem paulista e seu companheiro de equipe, Miguel Pupo, o cearense Heitor Alves que já venceu esta etapa em 2007 e o gaúcho Rodrigo Dornelles e o paulista Wiggolly Dantas, que vão se enfrentar na segunda oitava-de-final neste sábado nas Ilhas Maldivas.

 

O primeiro a garantir classificação foi Rodrigo Dornelles, na bateria que abriu a sexta-feira nas boas ondas de Pasta Point, as melhores da semana em Lohifushi Island. Ele liderava a disputa até o americano Patrick Gudauskas acertar um aéreo espetacular, chamado de ?rodeo clown?, ou palhaço-de-rodeio. Foi a primeira vez que essa manobra foi completada em uma etapa do Circuito Mundial da ASP e arrancou a primeira nota 10 dos juízes nas Maldivas esse ano.

 

?Eu sabia que precisava de uma nota alta (7,23) e era minha última chance, então decidi arriscar?, contou Patrick. ?Eu já tinha feito algumas manobras e quando se aproximou da seção final da onda eu vi que formou uma pista ideal para tentar o ?rodeo?. Eu estava nervoso e foi um alivio quando percebi que o movimento da manobra foi completo, pois não é fácil você acertar um giro de 540 graus e ainda mais invertido como eu fiz. Fiquei feliz que os juízes deram nota 10?.

 

O potiguar Jadson André não foi tão radical, mas seus aéreos sempre são impressionantes e com notas 8,67 e 8,17 conseguiu bater os 16,03 pontos de Patrick Gudauskas para ser o recordista de pontos do dia. Ele agora vai cada vez mais firme em busca da liderança do ranking e pode receber a ajuda dos brasileiros para conseguir isso. É que seus dois únicos concorrentes são os australianos Owen Wright e Daniel Ross, que nas oitavas-de-final vão pegar Miguel Pupo e Heitor Alves na quinta e sexta baterias, respectivamente, logo após a revanche de Jadson com Travis Logie.

 

Acompanhe as baterias ao vivo pelo site SriLankan Airlines Pro 2009

 

Oitavas-de-final

 

1 Patrick Gudauskas (EUA) x Cory Lopez (EUA)

2 Wiggolly Dantas (Bra) x Rodrigo Dornelles (Bra)

3 Shaun Gossmann (AUS) x Romain Cloitre (FRA)

4 Jadson André (Bra) x Travis Logie (Afr)

5 Owen Wright (Aus) x Miguel Pupo (Bra)

6 Heitor Alves (Bra) x Daniel Ross (Aus)

7 Leigh Sedley (Aus) x Jonathan Gonzalez (Can)

8 Drew Courtney (Aus) x Austin Ware (EUA)

 

 

Exit mobile version