Jair de Oliveira busca o tetracampeonato paulista profissional em Maresias. Foto: Maurício de Souza/FMA. |
A competição será realizada na praia de Maresias, São Sebastião, litoral norte de São Paulo, a partir desta sexta-feira (14/11) até domingo. Aos 33 anos, o tricampeão estadual (94, 97 e 98) diz que não pensa no título, mas vai competir com uma única meta: vencer a etapa.
“Vou lá para ganhar, como em todos os campeonatos que participo. Não existe atleta que não pense em ganhar. Nem tinha pensando no tetracampeonato, porque fui mal na primeira etapa, mas como ainda tenho chances, vou unir o útil ao agradável”, diz Jairzinho, destacando a importância do título paulista.
Um dos mais experientes surfistas em atividade, ele diz estar em plena forma para continuar ainda por muitos anos. “Infelizmente para a mídia, quando um atleta passa dos 30 já é considerado velho, mas estou em grande forma, tenho uma vida regrada e meu biotipo ajuda. Ainda tenho muita lenha para queimar”, ressalta.
Sem conquistar uma vitória desde 2000, quando foi campeão da Copa Ford de Duplas, competindo ao lado dos também experientes Joca Júnior e Jojó de Olivença (se revezaram nas três etapas), Jair sabe que uma vitória neste final de semana será fundamental para a sua auto-estima.
“Um bom resultado chama outro. Já até pensei em parar, por falta de patrocínio e até por não conseguir resultados, mas vou determinado”, diz. “Fiquei meio ano sem patrocínio, foi duro, mas espero terminar a temporada feliz, comemorando”, afirma o surfista.
Após duas etapas, em Ubatuba e Guarujá, quem lidera o ranking paulista é o ubatubense Odirlei Coutinho, com 1.470 pontos. Seu conterrâneo, Isaias Silva, é o 2º colocado, com 1.180. O guarujaense Eric Miyakawa está em 3º lugar, com 1.100, seguido do atual campeão paulista e líder do Abrasp Super Trials, Renato Galvão, também de Ubatuba, com 1.000.
O fenômeno Adriano de Souza, ex-Mineirinho, do Guarujá, vem na seqüência, com 930 pontos. Logo atrás está outro talento da nova geração guarujaense, Gilmar Silva, com 910. O vicentino radicado em Florianópolis Cristiano Guimarães tem 820, mesma pontuação de Jair. Beto Fernandes, de Praia Grande, soma 810, e Tadeu Pereira, mais um dos grandes nomes ubatubenses, está com 740.
O FreeSurf Protrials começa sexta-feira e segue até domingo no meio da praia de Maresias. Nos três dias as baterias começam às 8h e a final está prevista para domingo, por volta das 14h.
Além de definir o título paulista profissional, a etapa vale 1.000 pontos para o ranking Abrasp Super Trials, divisão de acesso do Circuito Brasileiro. São R$ 15 mil de premiação, sendo R$ 4 mil para o vencedor. No sábado à noite será realizada a festa oficial de encerramento do circuito na casa noturna Sirena.
O Circuito Paulista FreeSurf Protrials tem apresentação da SurfLine Watches, com patrocínio da Rubber Sticky, Central Surf, Surf Zone e Drop Shoes. Apoio da Oficina Paulista de Surf, Red Beach, Surf Store, Transportadora Kwikasair. Colaboração da Prefeitura de São Sebastião, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer, Turco Loco e Associação de Surf de São Sebastião. Divulgação: Nuts e Waves. Produção da Event Tools, com supervisão da Abrasp e Liga Paulista de Surf Profissional. Realização: Federação Paulista de Surf.