Jair é campeão santista

0

Terceiro colocado na etapa final, Jair de Oliveira fica com título santista de 2006. Foto: Ivan Storti / Natural Art.

Depois de ?bater na trave? ao tentar o tetracampeonato paulista profissional, há menos de duas semanas, nesta terça-feira o experiente Jair de Oliveira pôde comemorar um novo título no quintal de casa, o Quebra-mar de Santos.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Aos 36 anos, o atleta terminou em primeiro lugar na categoria Pro-Am do Natural Art Pro-Am Santos de Surf, depois de uma acirrada disputa contra Giovanni Ferrante e Andrew Serrano durante o ano.

 

O caneco de campeão santista 2006 foi assegurado assim que Jair garantiu vaga

Lenda viva do Quebra-mar, Picuruta Salazar fatura título na Master. Foto: Ivan Storti / Natural Art.

na final e Giovanni terminou na quinta colocação.

 

Depois, na decisão, o veterano atleta surfou sem pressão e ficou em terceiro lugar.

 

O campeão da prova foi o guarujaense Emerson Silva, com Ricardo Silva, também do Guarujá, em segundo, e Alex Ribeiro, da Praia Grande, em quarto lugar.

 

?Até gostaria de vencer esta última etapa, mas eu estava só curtindo dentro do mar. O título do circuito fica para sempre. Bati na trave no paulista e não podia perder aqui?, comentou Jair de Oliveira.

 

?Surfo no Quebra-Mar todos os dias e conquistar um título aqui tem gosto especial, estou muito feliz?, comemorou o tricampeão paulista profissional. Com período de espera pelas melhores condições, a prova aguardou 38 dias para ser iniciada em boas ondas de 1 metro.

 

Além da Pro-Am, foram definidos os campeões de mais seis categorias. Na Feminina, Gisele Garcia garantiu o tricampeonato com 100% de aproveitamento, ao vencer novamente a etapa.

 

Na Júnior, Magno Pacheco, atual campeão guarujaense, venceu a etapa e foi um dos cinco vencedores daquela cidade na etapa. Alex Ribeiro, da Praia Grande, terminou como o número 1 do ranking e Juan Cavalcante foi o melhor santista, em sexto lugar.

 

Entre os mirins, Humberto Alves, também do Guarujá, venceu no Quebra-Mar e Eric Xavier ficou com o título. Na Iniciantes, mais uma vitória do Guarujá, com Caio Ibelli e Bruno Souza, que ficou em terceiro lugar e ergueu a taça de campeão 2006.

 

Na Longboard, Picuruta Salazar garantiu a melhor nota do evento na semifinal, um 9, mas na decisão, os guarujaenses comemoraram mais um primeiro lugar com Luisinho, de apenas 19 anos, que emocionou-se ao superar o ídolo do surf. Na Master, Picuruta mostrou ter fôlego e faturou a etapa, enquanto Ricardo Americano levou o título.

 

Nas finais, Emerson Silva foi um dos destaques. Ele vinha em terceiro lugar na Pro-Am e garantiu uma virada espetacular com duas ondas seguidas, 6,15 e 8, para superar Ricardo Silva e Jair de Oliveira.


Na Feminina, Gisele aproveitou o conhecimento do pico para ser superior. ?Eu já havia ganhado as duas primeiras etapas e estava tranqüila, mas queria encerrar o circuito com outra vitória e dei tudo de mim?, comentou.

 

Nos pranchões, Luisinho garantiu logo um 8,5 contra os rivais Picuruta e seu filho Leco. Picuruta virou o jogo, com um 7,40, mas o surfista do Guarujá deu o troco na seqüência para ficar com o caneco.

 

Fora do mar, o técnico Ademir Silva foi destaque. Ele treina cinco dos sete vencedores da etapa: Emerson Silva, Gisele Garcia, Caio Ibelli, Humberto Alves e Magno Pacheco, além de já ter trabalhado com Luisinho.

 

?É muito gratificante ver essa molecada vingar, vencer. Eles se empenham muito e merecem?, comentou Ademir, que faz um trabalho exemplar na praia do Tombo. ?Eu trabalho como operador de empilhadeiras e treino a molecada quando tenho tempo. Todos levam a sério, hoje são 45 atletas?, conta.

 

Cada etapa teve R$ 5 mil de premiação na Pro-Am, com o vencedor levando R$ 1,5 mil, e pranchas Viking para as demais categorias. ?Deu tudo certo. Tivemos etapas com boas ondas e nível técnico muito bom. Agora vamos repetir a dose em 2007?, disse Marcos Quito, diretor técnico do circuito.

 

##

 

 

Luisinho, Natural Art Pro-Am Santos de Surf, Quebra-Mar, Santos (SP). Foto: Ivan Storti / Natural Art.

O Natural Art Pro-Am Santos de Surf 2006 foi uma realização da Associação Santos de Surf, com o patrocínio da Natural Art e o apoio da Sthill, Hot Water, Hawaii Surf Point, SurfStore e Viking Surfboards. Colaboração: Prefeitura Municipal de Santos, Alma Surf, E-Surf, 98 FM, A Tribuna, FMA Notícias, Teccel, Governo do Estado de São Paulo, Turco Loco, Estrela de Ouro FC, Quebra-Mar Surf Club e Euro Wax, com a supervisão da Federação Paulista de Surf.
 
Resultados da terceira etapa

 

Pro-Am
1 Emerson Silva (Guarujá)
2 Ricardo Silva (Guarujá)
3 Jair de Oliveira
4 Alex Ribeiro (Praia Grande)
 
Junior
1 Magno Pacheco (Guarujá)
2 Alex Ribeiro (Praia Grande)
3 Anthony Silva (São Vicente)
4 Rodrigo Vieira
 
Mirim
1 Humberto Alves (Guarujá)
2 Thiago Guimarães (Peruíbe)
3 Anthony Silva (São Vicente)
4 Juan Cavalcante
 
Iniciantes
1 Caio Ibelli (Guarujá)
2 Humberto Alves (Guarujá)
3 Willian Marroco (Praia Grande)
4 Bruno Souza
 
Longboard
1 Luisinho (Guarujá)
2 Picuruta Salazar
3 Leco Salazar
4 Adriano Teco
 
Feminina
1 Gisele Garcia
2 Kathleen Orsi (São Vicente)
3 Rose Santana (São Vicente)
4 Rúbia Freitas (Peruíbe)
 
Master
1 Picuruta Salazar
2 Roberto Versa (Praia Grande)
3 Nilsen Tucão
4 Lucas Lima (São Vicente)

 

Ranking 2006

 

Pro-Am
1 Jair de Oliveira ? 2.450
2 Giovanni Ferrante ? 2.280
3 Andrew Serrano ? 2.060
4 Emerson Silva (Guarujá) ? 1.730
 
Junior
1 Alex Ribeiro (Praia Grande) ? 2.800
2 Magno Pacheco (Guarujá) ?2.260
3 Douglas Noronha (São Vicente) ? 1.690
4 Emerson Silva (Guarujá) ? 1.656
 
Mirim
1 Eric Xavier ? 2.556
2 Anthony Silva (São Vicente) ? 2.466
3 Henrico Schneider ? 2.241
4 Juan Cavalcante ? 2.195
 
Iniciantes
1 Bruno Souza ? 2.539
2 Matheus Salazar ? 2.466
3 Humberto Alves (Guarujá) ? 1.800
4 Lucas Silva ? 1.431
 
Longboard
1 Luisinho (Guarujá) ?2.431
2 Rodney Costa (Guarujá) ? 2.000
3 Augusto Martins ? 1.843
4 Picuruta Salazar ? 1.800
 
Feminina
1 Gisele Garcia ? 3.000
2 Rose Santana (São Vicente) ? 2.520
2 Jéssica Marques (São Vicente) ? 2.366
4 Rubia Freitas (Peruíbe) ? 2.114
 
Master
1 Ricardo Americano 2.285
2 Edson Vieira ? 2.260
3 Lucas Lima (São Vicente) ? 2.195
4 Alexandre Bocão ? 1.748