ISA World Junior

Japão é a bola da vez

0
5472x3648

A praia de Okuragahama, na cidade de Hyuga, recebe os melhores juniores do mundo do dia 23 de setembro a 1 de outubro. Foto: NSA.

 

A ISA (International Surfing Association) anunciou que o VISSLA ISA World Junior Surfing Championship irá reunir os 18 surfistas representantes suas nações competindo pelo ouro do dia 23 de setembro a 1 de outubro, no Japão.

O evento será realizado na praia de Okuragahama, na cidade de Hyuga, na ilha sul de Kyushu, no Japão. A VISSLA, uma marca inovadora de estilo de vida de surfe, comprometeu-se a manter seu papel de patrocinadora do evento, continuando seu forte apoio de quatro anos aos jovens da ISA e aos surfistas.

 
O anúncio veio depois de o Comitê Olímpico Internacional incluir o surfe nos jogos olímpicos de Tóquio 2020. Com a crescente popularidade do surfe e o forte apelo da juventude no Japão, o VISSLA ISA World Junior Surfing Championship será mais um ótimo aquecimento para os fãs antes de o esporte fazer sua estréia olímpica na praia de Shidashita, em Chiba, nos Jogos de 2020.
 
O VISSLA ISA World Junior Surfing Championship é o maior evento de juniores do mundo, e a última edição, em Açores, Portugal, quebrou recordes de participação pelo segundo ano consecutivo, com 371 atletas de 39 países. O evento provou fornecer um vislumbre das estrelas do futuro do esporte desde que o lendário Tom Curren ganhou a medalha de ouro na edição inaugural, em 1980. Outros surfistas profissionais também iniciaram suas carreiras com as medalhas de ouro da ISA, como Gabriel Medina, Julian Wilson, Jordy Smith, Filipe Toledo, Owen Wright, Leonardo Fioravanti, Stephanie Gilmore, Sally Fitzgibbons, Laura Enever, Tatiana Weston-Webb e Tyler Wright.

900x600

Yuji Nishi faz parte de uma forte geração de jovens surfistas que saíram do Japão. Em 2016, Nishi levou a medalha de cobre na Sub 16 do VISSLA ISA World Junior Surfing Championship. Foto: ISA / Sean Evans .

 

A edição 2017 do evento no Japão vai definir as futuras estrelas, aquelas que poderão ser os primeiros surfistas a representar suas nações nos Jogos Olímpicos.

 
O ISA Junior será o primeiro evento da ISA realizado no Japão desde que os Jogos de Surf Mundial, em 1990, foram realizados na península de Chiba, Japão. Na cidade de Hyuga, localizada na província de Miyazaki da Ilha de Kyushu, está a praia de Okuragahama, que oferece ondas de qualidade durante todo o ano e proporcionará ampla oportunidade para que os melhores jovens do mundo possam exibir seu talento competitivo de classe mundial.
 
A equipe do Japão tentará construir outro desempenho histórico em casa, já que, em 2016, no VISSLA ISA World Junior Surfing Championship, nas ilhas dos Açores, em Portugal, o time conquistou a medalha de cobre, que foi sua primeira medalha na história do evento, mostrando a crescente popularidade e desenvolvimento do surfe entre os jovens japoneses.
 
O presidente da ISA, Fernando Aguerre, afirmou: “Trazer os melhores surfistas juniores do mundo para o Japão pela primeira vez em mais de 25 anos é um desenvolvimento emocionante para o nosso esporte global. É também uma afirmação importante do crescimento e popularidade do surfe no Japão após a decisão do Comitê Olímpico Internacional de incluir o surfe nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. “O Japão também mostrou ser uma grande promessa de um ponto de vista competitivo, produzindo muitos surfistas que estão se saindo bem em um nível internacional. O desempenho da equipe em Portugal foi excepcional e é um testemunho de seu progresso dinâmico. “Estou ansioso para ver quem vai subir e reivindicar sua participação entre os melhores surfistas juniores do mundo. Estes podem muito bem ser os mesmos atletas que estarão no topo do pódio daqui a três anos, nos Jogos de Tóquio 2020.”
 
Já o presidente da VISSLA, Paul Naude, disse: “Estamos extremamente entusiasmados em continuar a ser parte do VISSLA ISA World Junior Surfing Championship. O progresso do surfe e a atitude inovadora dos competidores que temos testemunhado ao longo dos últimos três anos do evento, alinham perfeitamente com a nossa marca e estamos olhando para a frente, para ver o que a juventude do surfe tem. O visual incrível e ondas sólidas do Japão irão fornecer o cenário perfeito para esses atletas executarem seu trabalho e seguirem o caminho para se tornarem os primeiros surfistas olímpicos”.