A disputa pelos títulos de campeão catarinense e sul-brasileiro de surfe profissional recomeça no próximo final de semana (1 e 2/9) na praia de Central de Balneário Camboriú (SC).
A quarta etapa do Circuito Cerveja Sol Surf Pro, apresentado pela Oakley, está marcada para o final de semana. Entretanto, pode ser realizada até terça-feira (4/9) para aproveitar as melhores condições de ondas.
A expectativa é de uma grande participação de surfistas de outros estados, que na Semana da Pátria competem na etapa do mundial WQS em São Francisco do Sul (SC), onde mora o atual líder do ranking estadual, Jean da Silva.
O também catarinense Marco Polo é o atual líder do ranking Sul-brasileiro, competição regional que igualmente classifica um surfista para a elite nacional do brasileiro profissional.
O joinvillense Jean da Silva está representando o Brasil na ?perna européia do WQS? que acaba neste final de semana em Portugal e pode chegar em cima da hora para defender a liderança.
Foi assim também na terceira etapa do Oakley apresenta Circuito Cerveja Sol Surf Pro, quando ele chegou de uma etapa nas Maldivas para faturar o título na Praia Brava de Itajaí (SC).
A vitória veio no finalzinho da grande final, para não dar chance de reação ao ex-campeão brasileiro Tânio Barreto, que estava na frente desde a primeira onda que surfou na bateria final.
O alagoano que voltou a morar em Florianópolis (SC) depois de uma temporada na Espanha, terminou como vice-campeão, com outro nordestino radicado na capital catarinense, o baiano-voador Alandreson Martins em terceiro. O quarto colocado foi o atual campeão estadual e regional Diego Rosa.
Mais de oitenta surfistas já confirmaram as inscrições antecipadamente e este número ainda pode aumentar durante a semana.
Essa é a segunda vez que a Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) marca uma etapa em data próxima ao circuito mundial.
Foi assim na abertura do Oakley apresenta Circuito Cerveja Sol Surf Pro em Florianópolis, vencida pelo catarinense Michel Flores.
Ele nasceu em Balneário Camboriú, mas há muitos anos mora nos Estados Unidos e tinha vindo ao Brasil para disputar o WQS 6 estrelas do Costão do Santinho.
Chegou um pouco antes, aproveitou para rever os amigos competindo na Mole e acabou festejando sua primeira vitória no circuito catarinense profissional.
O Oakley apresenta Circuito Cerveja Sol Surf Pro conta com as seis etapas estaduais mais ricas do país e distribui um total de R$ 120 mil em prêmios.
Com patrocínios da Cerveja Sol, lojas Sul Nativo, Oakley e Goofy. Apoio: Bully?s, Salva-Surf e Floripa Turbo. Divulgação: De olho no mar. Esta quarta etapa também conta com o importante apoio da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, Sindisol, X-BC, Surfers Paradise e Associação de Surf de Balneário Camboriú (ASBC).
O circuito profissional da Federação Catarinense de Surf é homologado pela Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) e pela Confederação Brasileira de Surf (CBS).
Vale lembrar que o evento tem transmissão ao vivo pela internet, através do site da Fecasurf.
Ranking catarinense 2007
1 Jean da Silva (SC) ? 4.460 pontos
2 Fábio Silva (CE) ? 3.840
3 Marco Polo (SC) ? 3.560
4Márcio Farney (CE) ? 3.520
5 Pedro Norberto (SC) ? 3.120
6 Tânio Barreto (AL) ? 3.100
7 Diego Rosa (SC) ? 3.040
8 Davi de Jesus (SC) ? 2.660
9 John Junior (SC) ? 2.600
10 Raphael Becker (SC) ? 2.520
Ranking Sul-brasileiro 2007
1 Marco Polo (SC) ? 5.980 pontos
2 Jean da Silva (SC) ? 5.345
3 Fábio Silva (CE) ? 5.175
4 Diego Rosa (SC) ? 4.530
5 Caetano Vargas (PR) ? 4.200
6 John Junior (SC) ? 4.140
7 Jefferson da Veiga (PR) ? 4.095
8 Greg Cordeiro (SC) ? 3.940
9 Raphael Becker (SC) ? 3.935
10 Pedro Norberto (SC) ? 3.930