Jean da Silva recebe o wildcard para disputar o mundial em janeiro na Austrália. Foto: Ivan Storti / FMA. |
Isso porque a ASP South America garantiu ao surfista catarinense Jean da Silva uma das vagas, por ser o melhor júnior sul-americano no ranking do WQS desta temporada.
Assim, estarão em disputa cinco e não mais seis lugares no time, que estará em janeiro na Austrália para tentar o tão cobiçado título mundial para surfistas com até 20 anos.
O atual campeão, o brasileiro Adriano de Souza, é outro surfista já confirmado no evento (além dos seis do time sul-americano). O diretor da ASP South America, Roberto Perdigão, explica que a medida foi dedicida em todas as regiões da entidade.
?Como alguns atletas juniores estão empenhados em melhorar suas posições no WQS, disputando etapas que coincidem com as seletivas em suas regiões e, portanto, sem tempo para disputar vagas no ranking Pro Júnior, a ASP ofereceu uma das seis vagas ao melhor classificado de cada continente. O Adriano de Souza está numa situação parecida, mas como é o defensor do título mundial, tem presença garantida como um dos wild cards do Billabong World Júnior Championship?, explica Perdigão.
Surfista de São Francisco do Sul, Jean da Silva ocupa o 100º lugar no ranking WQS 2004, após a etapa de Haleiwa, no Hawaii. Este ano, seus grandes resultados foram o quarto lugar no Pro Júnior do US Open, em Huntington Beach (EUA), vencido por Adriano de Souza, e a vitória no Pro Júnior de Lacanau, na França.
##
Pablo Paulino é o líder do ranking. Foto: Daniel Smorigo / Freesurfer. |
A diferença foi de apenas 0,11 ponto. Vale lembrar que a primeira vitória de Jean como profissional foi conquistada, justamente, no Billabong Pro Júnior, em 2002, na etapa da Ilha do Mel.
O Billabong Pro Júnior começa nesta sexta-feira, às 8 horas. As disputas seguem até domingo, com as finais previstas para as 12h30. Os melhores dividem uma premiação de US$ 5 mil, sendo US$ 1,8 mil para o vencedor.
Já o campeão do ranking ganhará uma passagem aérea para a Austrália, facilitando a sua viagem ao Mundial. Estarão garantidos os cinco melhores na soma das duas etapas. Pablo Paulino está na frente.
Em segundo lugar aparece Adriano de Souza, que já está classificado, por ser o atual campeão mundial. Na sequência estão Eduardo Rollins e Rodrigo Sininho. O catarinense Willian Cardoso é o quinto colocado, seguido do carioca Eric de Souza, filho do lendário Rico de Souza, e o paulista Diego Santos.
Na nona colocação estão empatados os cariocas Leandro Santos e Simão Romão (que esteve no Mundial no início deste ano), o baiano Denis Tihara e o paulista Robson Santos (que leva a vantagem de competir em casa, já que mora na praia vizinha). Em 13º lugar estão os paulistas Hizunomê Bettero, Jefferson Silva e Júnior Faria e o paranaense radicado em SC, Amani Valentim.
O Billabong Pro Júnior 2004 tem apresentação da Marco Polo Têxtil, com o patrocínio da Goofy e Von Zipper. Apoio: Kyw Surf, Sthill, Surftrip, Uluwatu, Tobago, Torquay, BanSurf, Overboard, Hookena e Tropical Island.
Supervisão da ASP South America e Abrasp. A etapa de Camburi tem a colaboração da Federação Paulista de Surf, Prefeitura Municipal de São Sebastião, Associação de Surf de São Sebastião, Ascam, Turco Loco e Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer. Divulgação: Fluir, Waves e 89 FM. Realização da Billabong.