Jean da Silva surpreende e elimina líder do ranking

Jean da Silva - SuperSurf 2004 - Pernambuco

Jean da Silva fez mais uma vítima no SuperSurf de Pernambuco: o líder do ranking Odirlei Coutinho. Foto: Ricardo Macario.
Depois de eliminar o experiente Fábio Gouveia no segundo dia do SuperSurf de Pernambuco, nesta sexta o catarinense Jean da Silva, 19 anos, despachou o ubatubense Odirlei Coutinho, líder do ranking e vencedor da única prova da divisão principal do circuito brasileiro realizada na praia do Cupe, em Porto de Galinhas, Ipojuca.

 

Segundo o pernambucano Paulo Moura, o nome ?Porto de Galinhas? vem da época da escravidão no Brasil, quando grande parte dos navios que chegavam no Porto de Maracaípe com escravos trazidos da África tinha que contornar o controle das autoridades.

 

Isso acontecia porque o tráfico de escravos era proibido, então os navios vinham carregados de galinhas, com os escravos escondidos. Assim surgiu o nome Porto de Galinhas, na verdade uma referência aos escravos.

 

Odirlei surfou bem, mas no final da bateria foi superado pelo jovem Jean. Foto: Ricardo Macario.
Voltando à competição, o dia foi marcado pela estréia dos principais cabeças-de-chave do SuperSurf 2004 e já estão definidos os dezesseis classificados para as oitavas-de-final da competição. Já os três representantes de Pernambuco foram eliminados da prova, que aconteceu em condições bastante difíceis, em ondas mexidas de até um metro na praia do Cupe.

 

Com um surf fluído e forte, o carioca Marcelo Trekinho registrou um novo recorde de 16,10 pontos de 20 possíveis na etapa. “Tentei não ficar esperando muito, pois o mar está difícil, tem uma correnteza muito forte que se você ficar parado ela te joga lá pra África”, brincou Trekinho, logo após a vitória sobre o potiguar Fabrício Júnior na décima bateria masculina do dia.

 

Renato Galvão teve um excelente desempenho para vencer e agora pega Marcelo Trekinho. Foto: Ricardo Macario.
Ele agora vai enfrentar o ubatubense Renato Galvão, que no confronto anterior despachou o pernambucano Paulo Moura com uma larga vantagem de 14,23 x 6,93 pontos. Antes, Olavo Aguiar já havia sido derrotado pelo bicampeão brasileiro Leonardo Neves e o último pernambucano caiu na 12a bateria, com Sávio Carneiro sendo eliminado pelo cearense Fábio Silva.

 

Na 13a estreou o líder do SuperSurf 2004 e Odirlei Coutinho ficou na frente durante toda a disputa. Mas, nos últimos segundos o jovem catarinense Jean da Silva conseguiu uma boa onda que lhe garantiu os pontos que precisava para garantir mais uma surpreendente vitória na Praia do Cupe.

 

Vice-líder do ranking, Galvão tem grandes chances de disputar o título na praia do Cupe. Foto: Ricardo Macario.

“Eu estava com fé que Deus ia me mandar uma onda, estava bem tranqüilo e ela veio no finalzinho. Não era grande coisa, mas deu para virar”, contou Jean, que nunca havia competido em baterias homem-a-homem.

 

Estreou despachando Fábio Gouveia, derrubou o líder do ranking e neste sábado pega o tricampeão brasileiro Peterson Rosa. “Já estou muito feliz em estar aqui e eu não me preocupo muito com os adversários que vou enfrentar. Só entro na água e tento fazer o melhor possível”, falou.

 

Outras surpresas na sexta-feira foram as derrotas de Tânio Barreto (AL) para Guilherme Ferreira (SC), de Victor Ribas (RJ) para Alexandre Almeida (RJ) e de Flávio Costa (BA) para Bruno Moreira (SP). Dos quinze cabeças-de-chave do SuperSurf 2004 que estrearam na Praia do Cupe, nove acabaram eliminados logo em suas primeiras apresentações em Pernambuco.

 

Os únicos que conseguiram vencer e avançaram para as oitavas-de-final foram: Leonardo Neves (RJ), Peterson Rosa (PR), Renato Galvão (SP), Marcelo Trekinho (RJ), Wagner Pupo (SP) e Lucinho Lima (CE). A última bateria, envolvendo Maicon Rosa (PR) e Pedro Henrique (RJ), acabou transferida para o sábado.

 

O SuperSurf 2004 é uma realização do Grupo Abril e da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e têm como patrocinadores principais a Volkswagen, a Skol e a TIM, além do co-patrocínio da Garnier Fructis e apoio da Suncoast by C&A e da Revista Hardcore. Esta terceira etapa em Pernambuco também tem apoio da Prefeitura Municipal de Ipojuca, Rádio Transamérica FM do Recife, Federação Pernambucana de Surf (FPS) e Associação de Surf de Ipojuca (ASI).

 

Oitavas-de-final masculinas

 

1 Lucinho Lima (CE) x Guilherme Ferreira (SC)
2 Armando Daltro (BA) x Marcelo Nunes (RN)
3 Wagner Pupo (SP) x Yuri Sodré (RJ)
4 Leonardo Neves (RJ) x Alexandre Almeida (RJ)
5 Renato Galvão (SP) x Marcelo Trekinho (RJ)
6 Jair de Oliveira (SP) x Fábio Silva (CE)
7 Peterson Rosa (PR) x Jean da Silva (SC)
8 Bruno Moreira (SP) x (adversário a ser definido)

Exit mobile version