A última etapa do Brasil Surf Pro acontece entre os dias 8 a 12 de dezembro na praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).
Líder do ranking, o catarinense Jean da Silva está confiante na busca de seu primeiro título brasileiro profissional.
Vitorioso na etapa de Búzios (RJ) e terceiro colocado em Florianópolis (SC), ele soma 2.740 pontos, contra 2.530 do potiguar Alan Jhones e 2.420 do baiano Bruno Galini.
“A expectativa é a melhor que já tive em um circuito, pois treino muito para ser campeão”, afirma Jean, patrocinado pela marca Rip Curl.
Para Jean, o título representa um grande passo na carreira. “Estou muito confiante, o que me motiva mais ainda são os treinos direcionado para alta performance na academia Body Tech”, conta o surfista.
No tour deste ano, o atual líder destaca a evolução a cada etapa. “Desde a primeira disputa, em Itamambuca (SP), a segunda no Cupe (PE), vi que tive um crescimento técnico e tático aplicado nas baterias. E tudo isso gerou bons resultados nos demais eventos que competi, sendo campeão em Búzios e terceiro na Joaquina”, argumenta Jean.
“Está sendo difícil e muito bom este retorno. Tenho evoluído bastante, pois é um circuito muito disputado. Surfistas de alto nível, que não tiveram oportunidade de competir no circuito mundial, também estão dando o seu máximo”, continua.
Parceria Na equipe Rip Curl desde os 15 anos, Jean ressalta a importância da parceria com a marca. “Sem dúvida, sempre me apoiaram muito, me deram oportunidades para que eu crescesse profissionalmente e como pessoa, por serem como uma família”, comenta.
“Competi em algumas triagens dos melhores eventos do mundo, promovidos pela Rip Curl, em que venci uma bateria de melhor manobra contra grandes nomes como Kelly Slater, Taj Burrow, Bruce Irons, entre outros”, acrescenta.
Surfista desde os 7 anos, Jean da Silva tem como melhor manobra o aéreo. Na carreira foi campeão brasileiro amador nas categorias Iniciantes (1999), Mirim (2001) e Open (2002); terceiro colocado no Mundial Pro Junior em 2006; campeão catarinense profissional 2006; campeão da etapa do Mundial WQS em Fernando de Noronha (PE), também em 2006; e campeão da etapa do Mundial WQS em Portugal, em 2008.
Perto de consagrar-se como o melhor do país, Jean faz planos para o futuro. “Dedicar meu tempo para a minha evolução técnica, competir no Circuito Mundial e aqui no Brasil”, finaliza Jean.