Jean na ponta

0

 

Jean da Silva defende liderança do circuito Sul-Brasileiro na praia Mole. Foto arquivo: Daniel Smorigo.

A estréia do Oakley apresenta circuito Cerveja Sol Surf Pro rola entre os dias 25 e 28 na praia Mole, em Florianópolis (SC).

 

As provas da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) também são válidas pelo circuito Abrasp Sul-Brasileiro e oferecem premiação de R$ 20 mil.

 

Cada etapa reserva quatro dias no calendário para ser realizada em dois ou três nas melhores condições possíveis.

 

O catarinense Jean da Silva passou invicto pelas duas etapas do paranaense que abriram o calendário Sul-Brasileiro.

 

Representante da Fecasurf, Fred Leite ressalta que a prova é uma boa oportunidade de treino para atletas de outras regiões que pretendem disputar o WQS do Santinho, pois acontece no fim de semana anterior à prova do mundial.

 

“É um ótimo treino para todos, sem falar na premiação que pode reforçar o orçamento de qualquer um?, ressalta Leite. Inscrições podem ser realizadas na Fecasurf pelo telefone (0xx48) 3324 1880.

 

O destaque da temporada é a entrada da Cerveja Sol como principal patrocinadora do estadual mais rico do Brasil, que distribuirá R$ 120 mil de premiação total. Também patrocinam no evento a Oakley, Goofy e lojas Sul Nativo.

 

Assim como no ano passado, o ranking estadual catarinense classifica um atleta para compor a elite nacional do SuperSurf. Nas duas últimas temporadas, quem ficou com a vaga foi o joinvillense Jean da Silva.

 

Em 2005, ele sagrou-se campeão catarinense numa virada espetacular contra o florianopolitano Diego Rosa, que deu o troco em 2006 e faturou o título estadual e Sul-Brasileiro. Só que Diego garantiu seu retorno à elite pela divisão de acesso e a vaga ficou para Jean.

 

Neste temporada, Jean começou de maneira fulminante. Ele venceu as duas etapas do circuito paranaense. Na primeira, derrotou o local Jihad Khodr, atual campeão brasileiro do SuperSurf. Depois da vitória em Matinhos, repetiu a dose na semana seguinte em Guaratuba e superou o catarinense Marco Polo, segundo colocado.

 

No mesmo fim de semana do catarinense será inaugurado o circuito regional Sudeste com a abertura do estadual do Rio de Janeiro. O FreeSurf Pro rola na praia de Grussaí, em São João da Barra, no litoral norte fluminense, onde começa a corrida por três vagas para o SuperSurf 2008.

 

Das três competições regionais da Abrasp, a única que classificará quatro competidores é o Sul-Brasileiro Profissional.

 

Ranking Sul-Brasileiro

 

1 Jean da Silva (SC) 2.000 pontos

2 Fábio Silva (CE) 1.340 ? mora em SC

3 Marco Polo (SC) 1.310

4 Raphael Becker (SC) 1.170

5 Jeferson da Veiga (PR) 1.165

6 Maicon Rosa (PR) 1.090

7 Péricles Dimitri (PR) 1.010

8 Tomas Hermes (SC) 955

8 Cristiano Correia (PR) 955

8 Jorge Porvilho (PR) 955

11 William Oliveira (PR) 930

12 Jihad Kohdr (PR) 860

12 Rodrigo Lima (PR) 860

14 Tânio Barreto (AL) 850 ? mora em SC

14 Marcelo Saporsky (PR) 850

14 Alessandro Schmitz (PR) 850