Brasileiro de Longboard

Jeferson da Silva doma as feras

Jeferson da Silva, Brasileiro de Longboard, praia José Menino, Santos (SP)

Jeferson da Silva supera adversários e conquista categoria Profissional. Foto: Divulgação / Fotocom.net.

A segunda etapa do Circuito Brasileiro de Longboard e o campeonato de Stand Up Surfing foram disputados no último domingo (12/9) na praia José Menino, Santos (SP).

 

Depois de Rodrigo Sphaier vencer a primeira etapa do brasileiro no Espírito Santo, desta vez o título ficou com Jeferson da Silva, também de Itaúna (RJ).

Todas as baterias da categoria Profissional foram disputadas até sábado, ficando apenas a grande final para domingo. Jeferson, que na semifinal derrotara o ídolo local Picuruta Salazar, na decisão superou outro surfista da região, Danilo Rodrigo, o Mullinha, do Guarujá.

A final começou com Mullinha marcando 7.00 pontos, mas Jeferson não se intmidou e fez uma onda 8.17. Logo depois da boa onda, o longboarder da região dos Lagos ampliou a vantagem com a nota 5.00, mantendo a liderança até o final e vencendo por 13.17 a 11.77.

Esta foi a segunda final do surfista de Saquarema em 2010. No mês de agosto, o atleta chegou à bateria mais importante do LQS da Bahia e ficou na segunda posição.

 

Se na Profissional a família Salazar teve seu representante mais bem colocado com Picuruta em terceiro lugar, na Super Master e no Stand Up os donos do Quebra-Mar exibiram garra.

 

No Sup, Leco Salazar, embalado pela vitória na etapa do mundial da modalidade há uma semana em Santa Catarina, travou grande duelo com o pai na final e levou a melhor. Renato Wanderley, também de Santos, ficou em terceiro e Daniks Fischer, da vizinha São Vicente, em quarto.

 

“O velho sempre dá trabalho. Achei que iria pegar o Carlos Bahia ou outro cara que ia dar trabalho, mas é sempre meu pai. O cara está com 49 anos e continua impossível, dando trabalho para a molecada”, diz Leco.

 

Na Super Master, quem brilhou foi o irmão mais velho de Picuruta, Almir, que não deu chances aos rivais, com uma vitória categórica. O local do Quebra-Mar de Santos achou as melhores ondas e deixou o paulista Cisco Araña, autor das melhores médias das quartas-de-final e da semifinal, em segundo. William Ferreira (SP) e Adolfo Jordão (RJ) completaram o pódio, em terceiro e quarto lugares, respectivamente.

 

Com o Quebra-Mar lotado, a cidade de Santos também prestigiou o Festival Earthwave e a tentativa de entrar no livro dos recordes, com maior números de surfistas em uma mesma onda.

As condições do mar não ajudaram e, apesar de cerca de 150 surfistas na tentativa, pouco mais de 80 conseguiram ficar em pé ao mesmo tempo. Desta forma, o recorde continua com a Cidade do Cabo, na África do Sul, que ano passado atingiu a marca de 110 surfistas na mesma onda.

A próxima etapa do circuito nacional dos pranchões será o Petrobras Longboard Classic, que acontece em novembro nas ondas da praia da Macumba, Rio de Janeiro (RJ).

 

Resultados da segunda etapa do Circuito Brasileiro de Longboard

 

 Profissional

1 Jeferson da Silva (RJ)
2 Danilo Rodrigo Mulinha (SP)
3 André Luiz Deca (RJ)
3 Picuruta Salazar (SP)


Super Master

1 Almir Salazar (SP)
2 Cisco Araña (SP)
3 William Ferreira (SP)

4 Adolfo Jordão (RJ)

 

Stand Up

 

1 Alex Salazar (SP)
2 Picuruta Salazar (SP)
3 Renato Wanderley (SP)
4 Daniks Fischer  (SP)

Exit mobile version