Seletiva sul-americana

Jessé voa alto

0

Jessé Mendes dá passo importante rumo ao mundial sub-20. Foto: Divulgação Rip Curl International.

O guarujaense Jessé Mendes foi o vencedor do Mormaii Pro Junior, terceira etapa seletiva sul-americana para o Mundial Pro Júnior ASP, que aconteceu no último domingo (29/8) na praia da Ferrugem, Garopaba (SC).

 

Jessé, atleta da equipe Rip Curl, chega motivado para a próxima etapa nesta sexta-feira (3/9) no Hurley Pro Junior em São Francisco do Sul (SC).

 

O surfista de 17 anos ocupa a terceira colocação no ranking continental para surfistas com até 20 anos de idade, que classifica quatro representantes à disputa do Mundial.

“As expectativas são grandes. Sei que tudo começa do zero depois de cada evento”, afirma Jessé.

 

“Com certeza, meu maior objetivo neste ano é estar na equipe para disputar o título mundial sub-20”, acrescenta o atleta que já acumula na carreira dois títulos brasileiros (Iniciantes em 2007 e Mirim em 2008), além de três paulistas.

 

Para Jessé, que teve uma vida competitiva precoce e já aos 6 anos fazia sua primeira viagem internacional ao Peru para surfar, a vitória no domingo foi marcante. “Sem dúvida, foi a minha primeira conquista profissional. Fiquei muito feliz e é o que busco há tempos”, diz o competidor, que teve a melhor nota do evento, 8.83 e a maior somatória, 17.33 pontos de 20 possíveis.

“Tenho a ajuda de vários profissionais envolvidos, como o meu técnico Paulo Kid, o meu preparador físico Ricardo Vilalva, a minha psicóloga Diva Assef e claro, a Rip Curl, meu patrocinador”, destaca Jessé.

No surf desde os 3 anos, Jessé já tem grande vivência. Esteve nove vezes no Peru, dez nos Estados Unidos (sendo seis no Hawaii), três no Tahiti e outras três na Indonésia, além de França, Chile e Equador. Sempre foi orientado por Paulo Kid e contou com o patrocínio da Rip Curl.

“Infelizmente desta vez não deu para ele estar aqui, mas a gente conversa sempre e ele me acompanha ao vivo pela internet. A Rip Curl é muito importante, me dá todo o suporte que preciso. Desde pequeno invisto em minha carreira e nunca me deixou faltar nada”, finaliza.

Depois de São Francisco do Sul, o ranking sul-americano Pro Júnior terá a etapa final nos dias 14 e 15 de setembro, em Salvador (BA), definindo os quatro representantes, que se juntam aos dois melhores classificados (com idade até 20 anos) no WQS.

 

Neste caso, a Rip Curl pode contar com mais um garantido, com Gabriel Medina, de São Sebastião, outro grande talento da nova geração e que hoje figura em 52º lugar no ranking da ASP. Nesta edição, a disputa pelo título mundial é dividida em dois eventos, o primeiro de 2 a 13 de outubro, em Bali, na Indonésia, e o decisivo, de 8 a 16 de janeiro de 2011, em Sydney, na Austrália.