O catarinense João Paulo de abreu teve boa estreia no Quiksilver King of the Groms neste sábado (25/9) em Hossegor, França.
Clique aqui para assistir o depoimento de João Paulo
Clique aqui para assistir o depoimento de Filipe Toledo
Em ondas com até 1 metro e formação completamente prejudicada pelo vento, ele conseguiu achar uma direita salvadora nos últimos segundos da bateria, que com uma boa rabetada lhe garantiu a virada e a primeira colocação, em meio a um cenário muito difícil para o surf.
Com 6.93 pontos, ele venceu o norte-americano Josh Moniz e o francês Alexandre Descacq, para garantir seu lugar direto no terceiro round do evento.
Logo na sequência, a organização deciciu paralisar a prova e esperar por melhores ondas. O evento pode voltar a qualquer momento para a água, dentro da janela de espera do Quiksilver Pro France.
A prova recebe alguns dos melhores surfistas do mundo com menos de 16 anos de idade, que disputam o título mundial do Quiksilver King of The Groms.
Além de João, o paulista Filipe Toledo, 15 anos, é o outro representante brazuca nesta competição. Cada um deles venceu uma das seletivas realizadas no Brasil e como prêmio ganharam esta viagem à França, onde têm a oportunidade de cravarem seus nomes no cenário internacional, assim como fez o também paulista Gabriel Medina ao vencer o evento em 2009, em final contra Caio Ibelli.
Na quinta bateria, ainda da primeira fase, Filipinho enfrentará o taitiano Yan Keoni e o japonês Ginji Ishida.
Primeira fase do Quiksilver King of the Groms 2010
1 Cooper Chapman (Aus) 13.50, Slade Prestwich (Afr) 7.83 e Maurice Meyerwestpha (Reu) 6.97
2 João Paulo de Abreu (Bra) 6.93, Josh Moniz (EUA) 6.44 e Alexandre Descacq (Fra) 2.76
3 Matt Banting (Aus), Kanoa Igarash (Haw) e Brian Masmut (Arg)
4 Vasco Ribeiro (Por), Mikey Wright (Aus) e Julian Andre (Asia)
5 Filipe Toledo (Bra), Yan Keoni (Tah) e Ginji Ishida (Jap)
6 Leonardo Fioravanti (Ita), Pat Schmidt (EUA) e Elliot Paerta-Reid (Nzl)