Recém nomeado preparador físico da confederação brasileira de Stand Up Paddle, João Renato Moura inicia neste fim de semana durante o Super SUP Brasil – Ubatuba Grand Slam um estudo com os Tops-16 (masculino) e as Tops-5 (feminino) no ranking 2015 de race para avaliar as funções articulares e possibilidades de lesões no esporte a fim de auxiliar o treinamento destes atletas de ponta.
Educador físico, pós graduado em fisiologia do exercício e treinamento desportivo, Moura pretende instruir os remadores e publicar um estudo científico sobre o tema. “O objetivo é avaliar o risco de lesão individualmente a fim de melhorar padrões de movimentos, principalmente da remada do supista”, explica ele.
Em Ubatuba, o teste a ser feito é o Funcional Moviment Screen (FMS), uma espécie de sistema de ranking e pontuação que analisa/documenta a performance do atleta durante padrões de movimentos básicos responsáveis pelo funcionamento eficiente da cadeia cinética. “Com a devida avaliação dos movimentos básicos, esse sistema identifica limitações ou assimetrias musculares. Esses desequilíbrios podem causar: problemas de educação motora, resultados ineficientes no trabalho funcional, condicionamento físico e distorções na percepção de movimento”, descreve Moura.
Atual campeão brasileiro Master de canoa havaiana, o preparador físico no SUP em 2008 e participou do início do circuito brasileiro da antiga ABSUP entre 2011 e 2013. Desde lá pra cá, acumula três temporadas havaianas competindo em provas de downwind e desenvolve um trabalho de preparação física com alguns atletas amadores e profissionais de SUP, tanto no race quanto no surf.
ACOMPANHE O SUPER SUP AO VIVO
Acompanhe direto de Ubatuba todas as emoções do Brasileiro de SUP – clique aqui.