Joaquina recebe Onbongo Brasileiro de Surf

0

Thiago Bianchini é uma das armas da equipe catarinense para manter a liderança no ranking por equipes. Foto: Chico Padilha.
Cerca de 200 surfistas de todo o país estão na Ilha de Santa Catarina para competir no segundo Onbongo Brasileiro de Surf, que começa nesta sexta-feira e vai até domingo na praia da Joaquina, em Florianópolis (SC).

 

A competição vale como a terceira das oito etapas do Circuito da Confederação Brasileira de Surf (CBS)/Taça Roberto Valério de 2003. É, ainda, a única disputada por equipes estaduais e Santa Catarina vai defender a liderança, conquistada nas duas etapas realizadas no Nordeste, em casa.

 

Além disso, os surfistas catarinenses ocupam a primeira posição em quatro das seis categorias, com destaque para Thomas Hermes e Marina Werneck que foram campeões da Mirim e da Feminino Júnior, respectivamente, tanto no Ceará como em Pernambuco. Outro destaque foi Thiago Bianchini, que também chegou perto de duas vitórias e em Florianópolis vai pontuar para o Estado nas categorias Open e Júnior.

 

?Pela primeira vez, Santa Catarina sai do Nordeste liderando o ranking de equipes e isso nos traz a certeza de que estamos realizando nosso trabalho da maneira certa?, ressalta Xandi Fontes, presidente da Federação Catarinense de Surf, organizadora do 2o. Onbongo Brasileiro de Surf.

 

?Desde que assumimos, há 6 anos, trabalhamos forte desde as categorias de base até o topo do esporte, promovendo as etapas mais importantes do Mundial WQS e nesse ano trouxemos também o WCT para o Estado?, conta o dirigente, que em 2001 conseguiu quebrar a hegemonia de São Paulo e Rio de Janeiro para trazer para Santa Catarina o sonhado troféu de Melhor Equipe Estadual do Brasil.

 

Marina Werneck é a líder na categoria Feminino Júnior. Foto: Rosenval Rolins.
Atrás do segundo título brasileiro, os catarinenses realizaram na manhã da última quinta-feira na praia da Joaquina um treino especial com o técnico Otoney Xavier, para definir o time que vai representar o estado no evento.

 

?Vamos tentar mais uma vitória para continuar na liderança do ranking. Trabalhamos bastante os itens união, concentração e determinação, que aqui é bem mais difícil, já que todos têm muitos amigos. Mas, estamos todos hospedados num hotel para buscar manter o foco na competição e tentar repetir o bom desempenho conseguido no Nordeste?, prometeu Otoney, que definiu a equipe catarinense com o líder Thiago Bianchini e Marcelo Coutinho na categoria Open, novamente Thiago Bianchini, William Cardoso, Bruno Rodrigues e Giancarlo Zampiere na Júnior, com os dois últimos também formando a equipe Mirim com Ricardo Wendhousen e o líder invicto Thomas Hermes, Alejo Muniz e Peterson Thomas na Iniciante, Fernanda Moura e Marina Werneck na Feminino Open e a também invicta Marina Werneck na Júnior.

 

Esta categoria Júnior Feminina é uma das novidades do Circuito da Confederação Brasileira de Surf neste ano, com o Longboard e a Master saindo da competição.

 

A outra é na formação das equipes, que passou a dar maior importância para as categorias menores, pois antes o maior número de integrantes era na Open, que não tem limite de idade.

 

?São essas categorias Iniciante, Mirim e Junior que serão o futuro do esporte e todo o nosso trabalho tem um único objetivo, que é concretizar o grande sonho nacional de fazer um brasileiro campeão mundial no WCT?, destaca Xandi Fontes.

 

A praia da Joaquina recebe os melhores atletas amadores do país. Foto: Felipe Fernandes.
Outra grande novidade do ano é a implantação do exame anti-doping, que será inaugurado no evento. Dos 24 finalistas das seis categorias, serão sorteados dois atletas em cada etapa da CBS.

 

?O objetivo é melhorar a imagem do surf e este é o primeiro passo para enquadrar o esporte nos moldes olímpicos. Além de também podermos mostrar para toda a sociedade que o bom surfista não usa drogas?, disse Xandi.

 

O Ministro dos Esportes recebeu a diretoria da CBS em Brasília e mostrou-se surpreso com a organização do esporte.

 

?Superou as minhas expectativas e parabéns à CBS e ao surfe brasileiro. Estaremos acompanhando ao lado da Confederação o desenvolvimento da modalidade, apoiando suas iniciativas e queremos ver o Brasil como a primeira potência do surfe mundial?, disse Agnelo Queiroz, que ganhou um pranchão de presente da CBS, representada por Juca Barros, Marcos Conde e Rico de Souza.

 

Neste sábado, às 20 horas, um seminário denominado Meeting CBS será realizado no Praia Mole Park Hotel para apresentar e debater o exame anti-doping, com a presença do doutor Octávio da Silveira Neto, presidente da Comissão Nacional de Controle de Dopagem da CBS, além de outros assuntos que serão abordados pelo presidente da CBS Juca Barros e da FECASURF Xandi Fontes, pelo diretor técnico e de provas da CBS, Jordão Bailo Junior e Marcos Bukão, com o assessor de projetos da CBS, Alexandre Teixeira, completando a lista de palestrantes do encontro de grande importância para o esporte.

 

Depois de Santa Catarina, o Circuito Brasileiro da CBS terá mais cinco etapas para definir os campeões da temporada e a próxima ocorre na semana que vem em Tramandaí (RS).

 

O 2o. Onbongo Brasileiro de Surf é uma realização da FECASURF (Federação Catarinense de Surf) e têm o patrocínio da Onbongo, marca que também patrocina a equipe catarinense, além do apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fundação Municipal de Esportes, Lojas Sul Nativo e Shaper Havenga, com organização da Confederação Brasileira de Surf (CBS).