#Contando com uma vasta clientela de norte a sul no País, o carioca Joca Secco, quinto shaper escolhido pela galera navegante da Waves, é uma das unanimidades nacionais quando o assunto é curvatura, deck, rabeta e demais conceitos que envolvem a construção de pranchas. Patrocinando nomes de ponta como Renan Rocha e Cristiano Spirro, que disputam o WCT, além de vários outros atletas talentosos, Secco também é sócio da oficina Wet Works, trabalhando com os artesãos Ricardo Martins, Cláudio Henneck e Lula Menezes.
Há quanto tempo você é shaper?
17 anos.
Quais seus principais patrocinados?
No WCT, Renan Rocha e Cristiano Spirro – primeira divisão do circuito mundial. No WQS e circuito Brasileiro, Ronnie Martins, Piu Pereira, Odirley Coutinho, Anselmo Correia, Tadeu Pereira, Rodrigo Jorge e Tony Vazp. Entre amadores, Bruno Santos, Pedro Henrique, Gustavo Fernandes e Leandro Santos.
Quais são seus principais mercados?
Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
Quais são as características principais de seus shapes?
Pergunta muito difícil, pois o shape é feito de acordo com as características de cada surfista. Contudo, se fosse possível achar uma característica, esta seria a de um shape mais refinado, com linhas harmônicas.
Como é o trabalho na Wet Works?
Somos três shapers: eu, Ricardo Martins e Cláudio Hennek. Todo o gerenciamento da fábrica fica por conta do Lula Menezes. A Wet Works dá todo o suporte necessário para que cada shaper possa desenvolver seu trabalho, a nível de quantidade e qualidade. E o mais importante é manter uma evolução constante.
O que você vê de novidades no mundo do shape?
Hoje em dia as pranchas se tornaram muito parecidas, até mesmo pelo intercâmbio mais fácil e rápido com todos os shapers de todo mundo. Com isso as novidades são muito pequenas, ou seja, para um surfista normal fica muito difícil perceber as mudanças e evoluções.
O que acha de avanços tecnológicos, como máquinas de shape, novos produtos químicos etc?
Acho muito importante, pois estas ferramentas vão ajudar ainda mais o trabalho do shaper. Contudo, como já falei, são ferramentas que não fazem o trabalho sozinhas, necessitam do artesão. Da mesma forma, na parte de investimento, também é muito importante termos a preocupação de estar sempre atentos às novidades e avanços a fim de continuar oferecendo ao mercado um produto de alto nível em todos os aspectos .
Quanto custa uma prancha sua?
R$ 400 branca e R$ 430 colorida, fora acessórios como quilhas de encaixe e frete.
Quando fui a Torres cansei de ver pranchas de sua autoria. Porque vende tanta prancha Joca Secco por lá?
Tenho um trabalho muito forte no sul. Meu primeiro representante em Porto Alegre foi o Dado Bier, que hoje em dia é dono de uma rede de cervejaria. Como pôde ser visto, é muito importante você ter um bom representante. Não basta ter um excelente produto se o mesmo não chega no mercado. O que gostaria de ressaltar é que a Wet Works tem orgulho de oferecer ao mercado um produto de alto nível técnico feito por brasileiros, testados pelos melhores surfistas do Brasil e do mundo.
Os interessados em encomendar uma prancha com Joca Secco devem contatá-lo pelo telefone (021) 428-2516, ou enviar e-mail para wetworks@ibm.net E para saber mais sobre o trabalho da Wet Works, digite www.wetworks.com.br.