Substituto do contundido aussie Yadin Nicol na elite mundial, o havaiano John John Florence, 19, voltou a aprontar nesta terça-feira no Rip Curl Pro, nona etapa do World Tour 2011 que acontece em Supertubos, Peniche, Portugal.
Desta vez a vítima foi o australiano Owen Wright, que na última bateria da terceira fase não resistiu aos ataques de John John nos canudos de até 2 metros do beach break português.
Os dois alternaram a liderança a todo momento em um duelo de alto nível. Florence largou na frente com 9.00 e viu Owen, vice-líder do World Tour, tomar a liderança com notas 7.83 e 9.13.
Mas o havaiano, criado nos tubos de Pipeline e autor do maior somatório do campeonato até agora (19.53 no segundo round), descolou 8.33 em uma craca de frontside. Owen ficou precisando de 8.20 e acabou eliminado do evento.
A quarta fase já está na água e o brasileiro Heitor Alves enfrenta o aussie Chris Davidson e o norte-americano Kelly Slater na segunda bateria. Na disputa seguinte, Adriano de Souza encara o havaiano Fedrick Patacchia e o australiano Bede Durbidge.
John John, aniversariante do dia, compete na última bateria do round contra o aussie Joel Parkinson e o taitiano Michel Bourez.
Quarta fase do Rip Curl Pro 2011
1 Taj Burrow (Aus), Damien Hobgood (EUA) e Julian Wilson (Aus)
2 Chris Davidson (Aus), Heitor Alves (Bra) e Kelly Slater (EUA)
3 Fredrick Patacchia (Haw), Bede Durbidge (Aus) e Adriano de Souza (Bra)
4 Joel Parkinson (Aus), Michel Bourez (Tah) e John John Florence (Haw)