Em incríveis tubos de até 2,5 metros, o prata da casa John John Florence reinou na decisão do Volcom Pipe Pro, deixando pra trás outro ícone de Banzai Pipeline, o havaiano Jamie O’Brien, bem como os norte-americanos Chris Ward e Aamion Goodwin.
Com apenas três ondas na primeira parte da bateria, ele não deu chance para os adversários para conquistar sua segunda vitória em menos de um mês no mais importante palco do surfe mundial (o anterior foi o Backdoor Shootout). John John embolsou US$ 16 mil pelo título da prova de nível 5 estrelas do WQS encerrada na última quinta-feira.
Para o Backdoor, o primeiro tubo do garoto rendeu 7.67. Quando retornava ao outside, descolou outro belo cilindro para marcar 8.43. Melhorando a cada onda, finalizou a disputa com outro tubaço de 9.93 pontos.
O'Brien tentou reagir com 8.57, mas perdeu precisando de 9.80. Embora com boas apresentações, Ward e Goodwin saíram como coadjuvantes no duelo de locais, precisando de uma combinação de notas.
Barrados nas quartas-de-final, Leandro Bastos e Wiggolly Dantas foram os destaques do Brasil na prova encerrando em nono lugar. Após marcar 6.00 pontos, Wiggolly perdeu precisando de 8.86 para Damien Hobgood e Chris Ward, enquanto Leandro teve uma disputa acirrada por uma onda contra o local Marcus Hickman e ambos foram punidos com interferência. Ele ainda tentou pressionar Goodwin pegando dois tubos, mas não foi suficiente para supera-lo.
Resultado
1 John John Florence (Haw)
2 Jamie O'Brien (Haw)
3 Chris Ward (EUA)
4 Aamion Goodwin (EUA)
9 Wiggolly Dantas (Bra)
9 Leandro Bastos (Bra)
9 Bruce Irons (Haw)
9 Cory Lopez (EUA)
13 Marcus Hickman (Haw)
13 Kekoa Bacalso (Haw)
13 Kalani Chapman (Haw)
13 Evan Valiere (Haw)