Jojó de Olivença volta a brilhar no Circuito Brasileiro

Jojó de Olivença - SuperSurf 2004, Maresias

Jojó de Olivença voltou a ser o velho Jojó e deu um show em Maresias nesta sexta-feira. Foto: Nilton Santos / Divulgação Super Surf.
No ano passado, o baiano Jojó de Olivença, 36 anos, só conseguiu passar uma bateria durante toda a temporada, mas no SuperSurf 2004 está voltando a brilhar como no início do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional, quando conquistou o bicampeonato nos anos de 1988 e 1992.

 

Nesta sexta-feira, ele despachou duas estrelas do WCT (World Championship Tour) para garantir seu nome nas quartas-de-final da segunda etapa do SuperSurf 2004. A primeira vítima foi o cabo-friense Victor Ribas e depois barrou o grande favorito Neco Padaratz, que já tinha eliminado o bicampeão brasileiro Leonardo Neves logo em sua estréia em São Sebastião (SP).

 

Peterson Rosa encara Renato Galvão neste sábado. Foto: Nilton Santos / Divulgação Super Surf.
Depois de dois dias de muitos tubos, as ondas baixaram bastante na sexta-feira, ficando em média com meio metro, condição que deve permanecer por todo o final de semana.


“Pôxa cara, estou tremendo até agora, mas não foi pela bateria não, foi na contagem regressiva, porque eu peguei uma onda errada na frente e o Neco é o Neco e poderia virar o resultado na de trás, mas terminou tudo bem”, contou Jojó de Olivença, que na primeira etapa do SuperSurf 2004 largou em quinto lugar no ranking, mesma posição que já garantiu ao se classificar para as quartas-de-final na Praia de Maresias, em São Sebastião (SP).

 

Jihad Khodr eliminou Anselmo Correia em Maresias. Foto: Nilton Santos / Divulgação Super Surf.
“Eu estava confiante, mas veio pouca onda na bateria e o bom foi que eu consegui duas boas ondas no início da bateria que acabaram me garantindo a vitória. Depois, eu usei um pouco de tática para ficar sempre perto do Neco para não deixar ele livre para escolher as ondas, porque ele é um surfista de alto nível. Não sei não, acho que foi coisa de Deus, só pode ser, porque liderar a bateria inteira contra o Neco foi até uma surpresa para mim, mas eu consegui trabalhar bem e fui premiado no final”, contou Jojó, que pode sair de São Sebastião na liderança do ranking do SuperSurf 2004.

 

“É, os líderes já perderam, mas eu não gosto de criar expectativas. Tudo o que pedi a Deus para este ano é para que eu voltasse aos Top 16 e o que vier após disso vai ser lucro. Mas, eu estou aí né e, se bobearem, quem sabe?”, enfatizou.

 

O catarinense Neco Padaratz não quis falar com a imprensa logo após a derrota para Jojó de Olivença, mas já tinha elogiado o baiano quando despachou o bicampeão  brasileiro do SuperSurf, Leonardo Neves (RJ), na terceira fase e sabia que ia enfrentá-lo nas oitavas-de-final.

 

“O Jojó para mim sempre vai ser um mestre, é sempre um aprendizado correr uma bateria com ele e ele está aí até hoje servindo como exemplo para todo mundo”, falou Neco.

 

Logo após este confronto, só ocorreu mais uma bateria e a competição foi suspensa devido ao mar que já não apresentavam boas condições para o surfe, com as séries demorando muito a entrar.

 

Com isso, apenas duas baterias das quartas-de-final já estão definidas. A primeira será disputada entre Odirlei Coutinho e Maicon Rosa e a segunda pelos experientes Jojó de Olivença e Tadeu Pereira.

 

Quem também confirmou sua vaga foi Jihad Kohdr, que despachou Anselmo Correia na última bateria das oitavas-de-final realizada na sexta-feira.

 

Outro grande confronto do dia foi a reedição da final da primeira etapa da história do SuperSurf em 2000, com o atual campeão da prova de Maresias, Peterson Rosa, vingando a derrota sofrida para Fábio Gouveia naquele ano.

 

O desejo de Peterson é realizar uma final inédita com o seu irmão Maicon Rosa.”Ele está indo bem na chave-de-cima, eu estou na de baixo e estamos numa energia muito boa para tentar fazer uma inédita final entre os Brothers Rosa aqui em Maresias”, falou.

 

O SuperSurf 2004 é uma realização do Grupo Abril e da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e têm como patrocinadores principais a Volkswagen, a Skol e a TIM, além do co-patrocínio da Garnier Fructis e apoio da Suncoast by C&A.

 

Esta segunda etapa em Maresias também conta com a importante parceria do Governo do Estado de São Paulo – Coordenadoria da Juventude e da Prefeitura Municipal de São Sebastião, além da 89 FM, Seadoo, Federação Paulista de Surf (FPS) e Associação de Surf de São Sebastião (ASSS).   

 

SUPERSURF 2004

 

Cronograma do fim-de-semana

 

SÁBADO

 

8:00 hs – Oitavas-de-final masculinas

Gustavo Fernandes (RJ) x Tânio Barreto (AL)

Peterson Rosa (PR) x Renato Galvão (SP)

Dunga Neto (CE) x Wagner Pupo (SP)

9:10 hs – Segunda fase Feminina

10:50 hs – Quartas-de-final masculinas

12:50 hs – Quartas-de-final femininas

 

DOMINGO

 

9:30 hs – Semifinais Femininas

10:30 hs – Semifinais Masculinas

11:30 hs – Grande Final Feminina

12:00 hs – Grande Final Masculina

12:40 hs – Cerimônia de Premiação no Pódio

 

 

Exit mobile version