Missão Pequeninos

Jojó desembarca na Nigéria

Jojó de Olivença, Master Cup 2010, praia de Itaúna, Saquarema (RJ)

Jojó de Olivença leva Projeto do Guarujá às crianças carentes da Nigéria. Foto: Pedro Monteiro.

Depois de uma longa jornada, o surfista Jojó de Olivença e sua equipe chegaram em Eket, Nigéria.

Apesar de alguns problemas na viagem, como a perda das quilhas e atraso no vôo de Lagos para Uyo, finalmente a equipe está no destino certo e pronta para iniciar a Missão Pequeninos na Nigéria parte II.
 
Tudo começou no início de janeiro de 2010 com a primeira Missão Pequeninos na Nigéria, onde a equipe levou um pouco de ajuda às crianças do país, que sofrem devido ao agravamento da superstição capitaneada pelo neo-pentecostalismo.
 
As crianças são expulsas de casa e ficam perambulando pelas ruas. Elas são agredidas enquanto dormem, violentadas, espancadas, queimadas vivas ou mantidas amarradas a arvores até que venham a morrer.

Tudo porque o povo local julga que tais inocentes carregam uma capacidade de enfeitiçar a vida daqueles com quem elas cruzam. De 2007 para cá, essa onda já arrastou mais de 5 mil vítimas.
 
Jojó é o responsável por levar o seu Projeto Ondas, Surf & Cidadania para lá, que tem o objetivo de atuar na prevenção e formação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, visando promover a cidadania, desenvolvimento social e a integração com a família por meio não só do surf, mas de aulas educacionais.
 
No Guarujá (SP), o projeto funciona muito bem, e  na Nigéria o seu primeiro contato com as crianças em janeiro, também foi um sucesso.  Jojó ensinou a elas ficarem de pé na prancha, fizeram um grande piquenique na praia, e leram o novo testamento para expulsar o medo quase palpável no qual esses pequeninos vivem.
 
Nestes dias eles darão início a missão parte II, e levarão para a praia cerca de 10 adolescentes que o Jojó vai ensinar a surfar e realizar todo o treinando do Projeto Ondas.

No grupo estão ainda: Emmanuel (motorista, guarda-costas, guia), Diana (assistente social), Mfon (assistente social), Victor (voluntário), Jehu (voluntário), Cristiane (voluntária) e Jackson (professor do evangelho para crianças).

“Fomos recebidos pelo time nigeriano com grande expectativa e fizemos uma reunião que durou mais de duas horas e foi muito produtiva. Relembramos a todos sobre a mensagem que é a essência da missão e esboçamos juntos um plano para aproveitarmos o máximo os oito dias que teremos juntos pela frente”, conta Jojó, que em breve mandará mais notícias e fotos desta viagem.
 
Para obter mais informações sobre a missão de Jojó na Nigéria, acesse o site Projeto Ondas.
 
As empresas parceiras que apoiam a ONG Projeto Ondas, Surf & Cidadania  são Wave Giant – WG, Overboard, Skatena Sports, Pipeline Soft Boards, Delphin Hotel e TV Tribuna.

 

Leia mais

 

Jojó abraça a Nigéria

 

Exit mobile version