A terceira etapa da Seletiva Master para o Mundial da ISA (International Surfing Association) foi encerrada no último sábado em Barra Velha (SC).
A competição contou com a presença de nomes como Fábio Gouveia (PB), Jojó de Olivença (BA), Ricardo Toledo (SP), Sergio Penna (RJ), Odalto de Castro (CE), David Husadel (SC), Carlos Santos (SC), entre outros.
As categorias em jogo foram Master (acima de 35 anos), Grand Master (acima de 40), Kahuna (acima de 45) e Grand Kahuna (acima de 50).
O baiano Jojó de Olivença, um dos grandes nomes do surf brasileiro, precisou de muita energia para vencer a Master e cima de Álvaro Bacana (2º), Roni Ronaldo (3º) e Junior Maciel (4º).
“O evento foi muito legal, valeu a pena o sacrifício de deixar a família em casa, mas é assim, estou bem focado na competição e quero muito representar o Brasil no mundial”, declara Jojó, líder do ranking da seletiva nas categorias Master e Grand Master.
Na categoria Grand Master, o paraibano Fabio Gouveia, outro nome de peso do surf nacional, foi o grande campeão em uma final disputadíssima relembrando os velhos tempos.
Fabinho somou 10.25 pontos contra 10.15 pontos de Jojó de Olivença, que bateu na trave e ficou na segunda colocação. Completaram o pódio o capixaba Marcio Zanotti, em terceiro lugar, e Junior Maciel, na quarta colocação.
O catarinense David Husadel garantiu mais uma vitória na categoria Kahuna e segue firme na liderança do ranking rumo ao mundial, que acontece de 16 a 23 de outubro em El Salvador.
Na Grand Kahuna uma vitória com sabor de superação para o cearense Odalto de Castro, que somou 9.00 pontos e venceu o baiano Jorge Bittencourt, segundo com 7.30 pontos. Mesmo com a segunda colocação, Jorge ainda mantém a liderança do ranking na categoria.
“O evento foi muito legal, uma bela confraternização entre toda galera que fez história no surf brasileiro. Essa vitória tem um valor muito especial. Passei por um perrengue há uns quatro meses, enfartei e quase morri, mas agora eu quero é viver muito, e essa vitória me motivou ainda mais”, declara Odalto, emocionado com a conquista em Barra Velha (SC).
O baiano Jojó de Olivença apresentou a melhor performance e foi o recordista da competição fazendo a maior nota (8.00) e também o maior somatório (14.65) nas suas duas melhores ondas na bateria final da categoria Master.
Resultados da Seletiva Master para o Mundial da ISA
Master
1 Jojó de Olivença (BA)
2 Álvaro Bacana (MA)
3 Roni Ronaldo (SC)
4 Junior Maciel (SC)
Kahuna
1 David Husadel (SC)
2 Sérgio Penna (RJ)
3 Cardoso Júnior (CE)
4 Saulo Lyra (SC)
Grand Master
1 Fábio Gouveia (PB)
2 Jojó de Olivença (BA)
3 Marcio Zanotti (ES)
4 Júnior Maciel (SC)
Grand Kahuna
1 Odalto de Castro (CE)
2 Jorge Bitencourt (BA)
Ranking da seletiva depois de três etapas
Master
1 Jojó de Olivença (BA) – 2.260 pontos
2 Junior Maciel (SC) – 1.911
3 Renato Coutinho (ES) – 1.312
4 Victor Ribas (RJ) – 1.000
Grand Master
1 Jojó de Olivença (BA) – 2.456
2 Junior Maciel (SC) – 2.358
3 Fabio Gouveia (PB) – 2.000
4 Marcio Zanotti (ES) – 1.997
Kahuna
1 David Husadel (SC) – 2.900
2 Sergio Penna (RJ) – 2.629
3 Cardoso Junior (CE) – 2.520
4 Beto Cavallero (RJ) – 1.539
Grand Kahuna
1 Jorge Bittencourt (BA) – 2.700
2 Odalto de Castro (CE) – 2.062
3 Renato Larica (ES) – 1.312
4 Ricardo Bocão (RJ) – 1.000