Surf na África

Jojó ensina na Nigéria

Crianças na Nigéria

Crianças da Nigéria terão aula com professor Jojó de Olivença. Foto: Divulgação.

Jojó de Olivença, bicampeão brasileiro de surf, partiu no dia 1 de janeiro para o Sul da Nigéria, onde ensina o surf para crianças carentes do país.

 

Depois de dois dias de viagem, feita por meio da ONG Projeto Ondas, Surf e Cidadania, Jojó e sua equipe tiveram o primeiro contato com o povo local.

 

Ao chegarem à grande cidade de Lagos, de onde partiu a maioria dos navios negreiros que vieram para o Brasil, outro avião esperava o grupo para cruzar o país até o estado de Calabar, na divisa com Camarões.

 

Todos eles levaram pouca bagagem pessoal, mas muito material literário, além de duas pranchas de surf para Jojó ensinar as crianças.

 

“Eu sei que o Jojó ensina qualquer um a ficar de pé na prancha. Ele me ensinou e, incrivelmente, eu aprendi. Vamos fazer um grande piquenique na praia, ler com eles o novo testamento para expulsar o medo quase palpável no qual eles vivem”, conta Marcelo Quintela, um dos integrantes da viagem.

 

Depois foram mais três horas e meia de carro até chegar ao estado vizinho, Akwa Ibom. Apesar do cansaço, o foco agora é fazer uma reunião comunitária para planejar as reuniões de mobilização popular junto a igrejas e ONGs locais.

 

Aguarde em breve mais notícias da viagem. Para obter mais informações sobre o projeto, acesse o site Projeto Ondas.

Exit mobile version