A Tribuna Colegial

Jojó recebe homenagem

Jojó de Olivença recebe homenagem do Circuito A Tribuna Colegial neste final de semana na Praia Grande.

 

Jojó de Olivença recebe homenagem do Circuito A Tribuna Colegial neste final de semana na Praia Grande. Foto: Silvia Winick.

O que já se tornou uma tradição, a homenagem do Circuito A Tribuna de Surf Colegial a personalidades que contribuíram para a evolução do surf terá o baiano radicado em Guarujá, Jojó de Olivença como o escolhido este ano.

 

O bicampeão brasileiro e hoje responsável pelo exemplar projeto Ondas, Surf e Cidadania, receberá a placa durante a premiação da terceira e última etapa do evento, que será realizada sábado e domingo (17 e 18), na Praia da Guilhermina, Praia Grande (SP).

 

O diretor-presidente da TV Tribuna e idealizador do campeonato, Roberto Clemente Santini, explica a escolha do homenageado. “Sem dúvida, ele contribuiu muito nessas décadas de atividades, seja com seus títulos, representando o Brasil no Circuito Mundial e ultimamente com seu projeto social, que tem muito a ver com o nosso Circuito, integrando o esporte com a educação”, ressalta Santini, que também é surfista.

 

Aos 45 anos de idade, Jojó destaca a emoção pelo reconhecimento de sua trajetória. “Me sinto feliz pela honra e reconhecimento, não só pelas conquistas profissionais, mas pelo nosso trabalho de apoio à educação dos nossos jovens através da ONG, utilizando a linguagem do esporte”, comenta o atleta, referindo-se à ONG “Projeto Ondas, Surf & Cidadania”, criada por ele em 1998 e voltada para o atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade social, em Guarujá. 

 

 “O Circuito A Tribuna é um exemplo a ser seguido, pois é um evento que incentiva a educação e este é o principal motivo pelo qual motivamos os alunos da ONG. Não fabricamos atletas, mas contribuímos para a formação do cidadão. Além disso, através do Circuito, já conseguimos bolsas de estudos para os participantes”, elogia Jojó.

 

Atualmente, o projeto atende a 60 crianças e adolescentes na Praia da Enseada, em Guarujá. “Com apenas cinco anos de trabalho duro, já temos casos de sucesso e podemos destacar jovens empregados, cursando advocacia e até comerciantes”, relata.  

 

Natural de Apiaú, no sertão da Bahia, Jojó migrou com sua mãe aos cinco anos de idade para Olivença no litoral, onde aprendeu a surfar aos 11 anos. Foi bicampeão brasileiro em 1988 e 92, campeão paulista em 93, top 16 do Mundo de 93 a 98 e, depois de encerrar a carreira profissional, garantiu o bronze no Mundial Master em 2008 e o vice mundial master pela ISA em 2011. 

 

Homenagem Jojó se junta a uma lista de personalidades já homenageadas pelo Circuito A Tribuna desde 2002. A ideia é prestigiar a “velha guarda”, para que a nova gerações conheçam um pouco mais da história. Nomes como os irmãos Salazar (Picuruta e Almir), os irmãos Matos (Neno, Paulo e Amaro), os irmãos Twin (Carlos e Eduardo Argento), os irmãos Wolthers (John e Christian), Antonio Jorge Pereira Nóbrega, Fábio Boturão, o Jacuí, Cisco Araña, Diniz Iozzi, o Pardhal, Marcos Bukão e Sérgio Gadelha estão entre os lembrados. 

 

A terceira e decisiva etapa do 17º A Tribuna de Surf Colegial, acontece neste sábado e domingo (17 e 18), na praia da Guilhermina, em Praia Grande. A competição também reunirá surfistas em outras quatro categorias, Mirim, Feminina, Júnior, além da grande novidade, o Desafio de Surf Universitário Tri FM/AntiQueda com transmissão ao vivo no site Triesportes.

 

 

 

 

 

Exit mobile version