Jorge Baggio curte trip no Chile

0

#Na última quinta-feira (16/05) o mar manteve o tamanho entre 6 e 8 pés. O vento soprou terral durante a manhã e as condições estiveram clássicas em El Gringo, com tubos de muita pressão para os dois lados.

Carlos Burle fez fotos e filmagens para seu patrocinador, a Red Bull, e praticou Town-In pela manhã na bancada de El Boy.

Embarquei no mesmo dia para Iquique, um lugar mais protegido do vento e com maior variedade de ondas. Iquique é um verdadeiro playground para os amantes de ondas
tubulares.

Confira quais são os melhores picos na região:

Punta Uno – Direita tubular, boa com maré seca. Quando pequeno rola uma esquerda mais buraco ainda.

El Colégio – Só quebra acima dos 8 pés. É uma direita mais cheia com inside tubular. Lembra muito Sunset, porém balança menos, é mais perfeita e tem canal.

La Urraca Esquerda “easy” – Algumas vezes é tubular. Essa é onda mais constante de Iquique.

La Piscina – Outra esquerda fácil, um pouco mais rápida.

Intendência – Esquerda buraco. É a onda mais pesada de Iquique com maré seca.

The Hook – Bancada rasa com muitos locais.

Além do Norte, existem ondas por todo o litoral chileno. No Sul, o estilo é diferente, ao invés de reef breaks com ondas curtas e buraco, rolam point breaks com extensas paredes.

Confira algumas dicas

– A corrente marítima de Humboldt torna a água bem gelada. Portanto, leve sempre um bom long. Como as bancadas são muito rasas, um capacete e uma botinha são muito úteis.

– No Chile existem boas surf shops, com pranchas e acessórios de primeira importados da Califórnia e Austrália.

– As pedras em El Gringo são rasas e irregulares. Antes de cair, observe bem os locais, pois é o pico mais perigoso. Se estiver disposto a encarar ondas maiores, pode dropar “El Boi”, localizado há 800 metros ao sul de “El Gringo”, só quebra acima de 12 pés e é considerada a “Waimea chilena”.

– Não é necessário carro. Pode-se surfar a pé todos os dias.

– Lembre-se, você estará no deserto de Atacama – o mais seco do mundo.

– Durante o dia, a temperatura é quente, mas conforme a noite cai a temperatura esfria bruscamente.

– Aproveite para conhecer as inscrições no deserto, os oásis e museus com múmias de de 10 mil anos atrás – o dobro da idade das múmias egípcias.

– Em Arica, o famoso Eiffel, responsável pela construção da Torre Eiffel, construiu a Igreja de Arica, um belo monumento que fica em frente à praça principal.