O Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009 teve início na última quarta-feira (23/4), mas o show de manobras só começou mesmo nesta quinta-feira (24/4), quando as ondas subiram até 2 metros na série na praia do Estaleirinho (SC).
Nas condições extremas no mar de ressaca em Balneário Camboriú, os cearenses comandaram o espetáculo com as primeiras notas 10 da segunda etapa do Circuito Mundial da International Bodyboarding Association (IBA).
As duas saíram na última bateria de cada categoria realizada na quinta-feira. O primeiro a conseguir nota máxima dos juízes foi José Kelson, que passou a ser o recordista absoluto do campeonato com o placar de 16 pontos.
Depois, foi a vez de Isabela Sousa radicalizar no último confronto do
dia, pois a terceira fase masculina acabou sendo adiada por imposição dos próprios atletas, que se reuniram e a maioria votou para que ela ficasse para a sexta-feira.
As meninas também não queriam entrar no mar storm e perigoso, mas não conseguiram se organizar a tempo e tiveram que estrear, com algumas sendo eliminadas sem conseguir pegar uma onda sequer na bateria.
A primeira bateria feminina foi iniciada logo depois de o cearense José Kelson voar muito alto num aéreo espetacular para arrancar o primeiro 10 do Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009 em Balneário Camboriú.
Outros dois cearenses estavam na bateria e Roberto Bruno ganhou a briga pela segunda vaga, com Tainan Monte e o capixaba Leonardo Kale sendo eliminados na segunda rodada de disputas masculinas na
Praia do Estaleirinho.
?A onda não era a da série, foi uma intermediária muito boa que armou uma rampa perfeita. Eu bati forte bem na rampa, que me jogou muito alto, completei o aéreo na linha da onda, já peguei ela de frente de novo e mandei um el-rolo muito legal. Estou muito feliz que os juízes deram 10 na onda?, vibra José Kelson, que nunca tinha tirado uma nota máxima na carreira profissional.
?Só uma vez eu ganhei um 10, quando ainda era amador numa etapa do Circuito Cearense na Praia do Futuro, lá em Fortaleza, há alguns anos atrás?, relembra o cearense.
Em seguida a categoria Feminina estreou no Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009 e a defensora do título da etapa catarinense começou com vitória na primeira bateria. A gaúcha Joselaine Amorim não disputa o Circuito Mundial, é de uma geração mais antiga e no ano passado só participou desta prova.
?Não é fácil porque as meninas que competiram comigo estão treinando o ano inteiro, disputam o Circuito Mundial. Eu estou afastada das competições, mas continuo treinando e deu para passar?, conta Joselaine, que também falou sobre as condições das ondas. ?O mar subiu hoje, está meio storm ainda e acredito que amanhã o swell vai acertar para todos mostrarem o que sabem?, diz Joselaine.
Na segunda bateria, a porto-riquenha Luz Marie Grand Peres começou a defender a liderança do ranking 2009 igualmente com vitória no Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009. Na primeira etapa em Pipeline, Hawaii, ela bateu as atuais campeã e vice-campeã mundial na final, a capixaba Neymara Carvalho e a fluminense Jessica Becker, de Campos dos Goytacazes, respectivamente.
A tetracampeã Neymara passou em primeiro só surfando uma onda boa durante toda a bateria. Depois, não conseguiu mais varar a arrebentação no mar raivoso da quinta-feira.
##
?Consegui varar no começo da bateria, mas depois fiquei tentando um tempão e não consegui entrar de novo, está muito difícil?, diz Neymara Carvalho, que aprovou o verdadeiro desafio na praia do Estaleirinho.
?São condições extremas para um evento extremo como esse, com status Grand Slam, então acho que é bom para a gente se testar, cada uma tem que conhecer seu limite e não é todo dia que a gente tem um campeonato com ondas grandes assim?, fala a capixaba que quer a vitória em Santa Catarina para tentar recuperar a liderança do ranking e buscar o pentacampeonato neste ano.
?Realmente, eu quero ter uma boa atuação porque esse campeonato é muito emotivo para mim, venho pensando mesmo em vencer prá dedicar à Katherine Melo, que foi uma grande amiga minha e vamos ver, pois todas querem o mesmo que eu, ou seja, vencer também.
Minha meta principal esse ano é o pentacampeonato, uma marca inédita para as meninas que eu quero deixar na minha carreira e na história do esporte também. Mas, essa é apenas a segunda etapa, o circuito ainda vai até dezembro e estou me preparando especialmente para isso. Espero conseguir este feito esse ano?, promete Neymara.
Logo depois da tetracampeã, foi a vez da vice-campeã mundial Jessica Becker confirmar o favoritismo na segunda bateria seguida em que apenas duas das quatro competidoras conseguiram pegar ondas, com as outras terminando com zero no placar. Já a maior surpresa veio no último confronto feminino do dia, quando Isabela Sousa arrancou a segunda nota 10 do Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009, a primeira das meninas no Estaleirinho.
Masculino adiado A terceira fase masculina era para começar em seguida, mas os atletas se reuniram e a maioria decidiu transferir a rodada de estréia dos cabeças-de-chave para as 8 horas da sexta-feira, quando o mar deve apresentar melhores condições. As previsões são de que as ondas continuem grandes nos próximos dias e a justificativa deles foi a de valorizar as manobras mais espetaculares, pois na quinta-feira as ondas fechavam rápido.
?A minha decisão é sempre competir quando tem onda?, opina o hexacampeão mundial Guilherme Tâmega, que não concordou com a maioria, mas aceitou a transferência. ?Eu não gosto de contar com amanhã o que pode ser feito hoje, mas eu sou representante dos atletas e se a maioria quer o adiamento, então que seja amanhã (sexta-feira), eu vou com a maioria, não só por mim. O mar está difícil, mas ontem (quarta-feira) estava complicado porque não tinha onda e hoje está complicado porque tem onda demais? O que a gente queria era onda, elas estão aí, mas tudo bem, as ondas vão continuar grandes, acho que isso não vai afetar o sucesso do campeonato e o show de manobras está garantido?, explica Tâmega.
O Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009 é realizado pela FOG Marketing e Eventos com patrocínio do Fundesporte – Fundo de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte do Governo do Estado de Santa Catarina; da Prefeitura de Balneário Camboriú e da Fundação Municipal de Esportes. Apoio: Hotel Plaza Camboriú, Sky Beach, Marauto Rentacar, Parque Unipraias, Sindisol, Convention & Visitors Bureau, Fibratur e a Gol como transportadora oficial do evento. Organização: IBA, CBRASB (Confederação Brasileira de Bodyboarding), FECAB (Federação Catarinense de Bodyboarding) e ACAMBODY (Associação Camboriú de Bodyboarding). Apoio: Instituto Anjos do Mar.
Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009
Masculino
Terceira fase
1 Guilherme Tâmega (Bra), Francisco Aguiar (Esp), Gustavo Alba (Arg), Túlio Germano (Bra)
2 Arian Cabrera (Can), Renê Xavier (Bra), Hermano Castro (Bra), Felipe Mendes (Bra)
3 Mike Stewart (Haw), Emiliano Tabara (Arg), Daniel Gustavo (Bra), Eder Luciano (Bra)
4 Magno Oliveira (Bra), Stephan Stamm (Bra), Ângelo Freda (Ven), Leandro Duenas (Bra)
5 Paulo Barcellos (Bra), Rui Pereira (Por), Junior Silva (Bra), Thiago Abul (Bra)
6 Luis Villar (Bra), Lucas Nogueira (Bra), Fábio Rodrigues (Bra), Bruno Invick (Bra)
7 Uri Valadão (Bra), Rui Ferreira (Por), Sanderson Trevisan (Por), Roberto Bruno (Bra)
8 Gastão Entrudo (Por), Leonardo Costa (Bra), José Kelson (Bra), Felipe Mornano (Bra)
Oitavas-de-final
1 Joselaine Amorim (Bra) x Juliana Freitas (Bra)
2 Luz Marie Grand Peres (Pri) x Natasha Sagardia (Pri)
3 Rita Pires (Por) x Fabiana Correia (Bra)
4 Eunate Aguirre (Esp) x Catarina Souza (Por)
5 Neymara Carvalho (Bra) x Maira Viana (Bra)
6 Lumar Guitard (Ven) x Annabelle Guitard (Ven)
7 Jessica Becker (Bra) x Nicole Calheiros (Bra)
8 Isabela Sousa (Bra) x Neuza Muchacho (Por)