#A primeira etapa do Bodyboardco Shorebreak Challenge 2002 foi realizada na última terça-feira (16/04), em ondas de até 1,5 metros no Shorebreak, localizado na laje de Copacabana, Rio de Janeiro. O niteroinse José Otávio venceu na Profissional e Guilherme Côrrea foi o campeão na Amador.
Cerca de vinte atletas, entre profissionais e amadores, competiram em baterias homem a homem, onde saia vencedor o atleta com a maior média na soma das baterias.
Quando o campeonato começou, o vento parou completamente e as condições tornaram-se épicas. Já nas últimas baterias do campeonato, o vento leste entrou com toda força, piorando as ondas.
#Na categoria Amador, doze atletas duelaram para alcançar o posto de campeão. Bodyboarders como Luciano Cunha, Marcus Vinícius, Gustavo Lourenço e Diego Roberto usaram toda sua experiência para impressionar os juízes com longos tubos.
O destaque na primeira fase foi Diego Roberto, do Posto 5, que terminou a primeira parcial em primeiro lugar com 37,5 pontos, seguido por Luciano Cunha com 36,5.
Fábio Cunha, Arthur Apolinário, Trident, Leonardo Leite e Gustavo Lourenço botaram para baixo nas maiores ondas do dia, que muitas vezes fechavam e os jogavam para cima da pedra, apelidada de “mesa” (de cirurgia ou operações).
#Luciano Cunha teve que ir par o hospital após o evento para tomar alguns pontos no tornozelo. Ele estava com a segunda colocação após a primeira parcial, botou ainda mais para baixo na segunda fase e abriu uma vantagem sobre o até então líder, Diego Roberto, de 11,5 pontos.
Com uma diferença tão grande, Diego até que tentou, mas ficou difícil tirar essa vantagem, pois ele não pegou bem na sua bateria e o mar já tinha piorado bastante.
Com isso, Luciano Cunha sagrou-se campeão da categoria Amador, seguido por Diego Roberto. Em terceiro lugar ficou o campeão da última etapa do shorebreak, Fernando Machado, seguido por Fábio Cunha, irmão de Luciano.
A categoria Profissional do Bodyboardco Shorebreak Challenge contou com os melhores atletas do mundo. Nomes como Guilherme Tâmega, José Otávio, Guilherme Côrrea, Hermano Castro, Guiliano Lara e Jorge Baggio prestigiaram a competição.
#Os atletas deram show nas perfeitas e tubulares ondas do Shorebreak. A galera que assitia ao campeonato do canal ou do barco vibrava com as ondas. Era tubos seguidos de ARS, backflip, aéreos e outras.
Na primeira parcial, o niteroiense José Otávio obteve a maior média do campeonato, com 44 pontos de um total de 60 possíveis. Logo atrás veio o também atleta de niterói Guilherme Corrêa, com 39 pontos na sua primeira parcial.
Guilherme Tâmega e Hermano Castro, ambos com um bom conhecimento da onda, não sufaram bem em suas baterias.
Como Otávio tinha uma boa diferença sobre Guilherme Corrêa, o atleta teve apenas o trabalho de administrar a vantagem e sagrou-se o primeiro campeão profissional no Shorebreak.
Corrêa ficou em segundo lugar, seguido por Guilherme Tâmega, que em sua segunda parcial se recuperou e somou 34 pontos para alcançar a terceira colocação. Giuliano Lara somou 31 pontos e ficou com a quarta colocação.
#Confira os resultados da etapa:
Amador
1 Luciano Cunha
2 Diego Roberto
3 Fernando Machado
4 Fabio Cunha
5 Leonardo Leite
Profissional
1 José Otávio
2 Guilherme Corrêa
3 Guilherme Tâmega
4 Giuliano Lara
5 Hermano Castro
Para mais informações acesse www.abbctour.net .