Instituto Gabriel Medina

Grommets serão preparados

Instituto Gabriel Medina, Maresias, São Sebastião.

1608x1072
Obras do Instituto Gabriel Medina seguem em ritmo acelerado em Maresias, São Sebastião. Foto: Divulgação.

 

As obras estão avançadas. O prédio, que está sendo erguido no Centro da praia de Maresias, em São Sebastião, vai ganhando cada vez mais importância pelo propósito que terá. O objetivo é que no início de 2017, o Instituto Gabriel Medina esteja em plena atividade, com 60 jovens dos 10 aos 16 anos de idade, iniciando treinamentos físicos e técnicos nos mesmos moldes feitos com o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe.

O local foi escolhido criteriosamente. Afinal, foi nas ondas bem em frente ao Instituto que Gabriel aprendeu a surfar, treinou rotineiramente com Charles para se tornar um dos maiores surfistas do mundo.

1300x867
Trio Medina, Gabriel, Sophia e Charles. Foto: Jorge Mesquita.

“Foi aqui que o Gabriel pegou as primeiras ondas, onde treinava na chuva e sol. Onde desenvolveu o seu surfe. Não é coincidência. Vamos colocar o melhor do que pode dar. Tanto que a Sophia estará aqui”, destaca Charles, referindo-se à caçula da família, que já segue os passos do irmão, como competidora.

Gabriel e Charles estão à frente do projeto, que contará com estrutura completa para o desenvolvimento dos atletas, nos 336 metros quadrados de frente para o mar, incluindo academia para exercícios físicos, piscina, auditório, salas de aulas (inglês), refeitório. A proposta é oferecer condições para os surfistas se prepararem da melhor forma para o alto-rendimento. “Será um trabalho para desenvolver atletas e também uma ferramenta de inclusão”, enaltece Simone Medina, mãe de Gabriel e também à frente na nova ação da família.

760x507
Instituto Gabriel Medina escolherá 60 jovens dos 10 aos 16 anos de idade, que terão treinamentos físicos e técnicos nos mesmos moldes feitos com o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe. Foto: Divulgação.

 

Critério de escolha – Boa parte dos participantes será escolhida no Circuito Medina ASM 2016, patrocinada pelo top do Circuito Mundial, que terá a segunda etapa nestes sábado e domingo (30 e 31), na mesma Maresias. Os quatro melhores de cada ranking por faixa etária e que moram em Maresias serão convidados a integrar a primeira turma do Instituto.

“Quero dar oportunidade e buscar o melhor de cada moleque. Talvez alguns não saibam que tenham esse dom. Quero estar presente sempre que possível, dividir um pouco da minha experiência no dia a dia, junto com o meu pai, e ajudando a revelar novos talentos”, destaca o próprio Medina. “É um jeito de retribuir um pouco do que o surfe me deu. Se eu tivesse essa oportunidade seria demais. Na época não tive”, complementa o surfista.

Lei de incentivo – O projeto segue firme, com a obra sob responsabilidade da arquiteta Verônica Naviskas e custeada totalmente pela família Medina, com previsão de entrega para dezembro de 2016. Para viabilizar toda estrutura e recursos humanos necessários para o bom andamento das atividades, o Instituto Gabriel Medina está em busca de patrocinadores e parceiros.

“Estamos finalizando nosso projeto pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte. Essa lei permite que as empresas com tributação em lucro real destinem até 1% do Imposto de Renda, o que é muito interessante, uma vez que esse recurso já seria pago em forma de imposto de qualquer maneira”, explica Jaime Medina, gestor de carreira de Gabriel Medina e coordenador do Instituto.

1388x926
Os quatro melhores de cada ranking do Circuito Medina ASM (por faixa etária e residentes em Maresias) serão convidados a integrar a primeira turma do Instituto. Foto: Divulgação.

 

Circuito Medina ASM – A  segunda etapa do Circuito Medina ASM 2016 terá 120 competidores, de seis estados e até do exterior, divididos em seis categorias, quatro no masculino – sub10, sub12, sub14 e sub16 e duas na feminina – sub12 e sub16. “Apesar de ser um campeonato local, o nome do Gabriel Medina envolvido como patrocinador e a premiação forte atraem surfistas de várias partes”, comenta Alex Leco, presidente da Associação de Surf de Maresias e organizador do Circuito.

“A categoria feminina, por exemplo, conta com as melhores sub16 do País no momento, incluindo Rio de Janeiro e Santa Catarina. Teremos, até mesmo, uma surfista do Peru e um da Costa Rica participando”, acrescenta. Nomes como Louisie Frumento, Maju Freitas, Carol Bonelli e Tainá Hinckel reforçam o nível técnico do Circuito na feminina sub16, que também tem como atração Sophia Medina.

Os campeões gerais da sub16 (masculina e feminina), sub14 e sub12 (ambas na masculina) ganharão passagens aéreas para a Califórnia. Além disso, os quatro primeiros colocados de cada categoria, que sejam de Maresias, serão convidados a integrar a equipe do Instituto Medina, além de ganharem pranchas. Nas etapas, são distribuídos troféus e kits.

O evento –  Circuito Medina ASM 2016 tem os patrocínios da Oi, Guaraná Antarctica, B.Blend, Vult Cosmética e Rip Curl, com apoios de Wizard Idiomas, Restaurante Terral, Pousada Tambayba, DB Cópias, Cabianca Surfboards, Federação Paulista de Surf, Associação de Surf de São Sebastião e Somar. Realização da Associação de Surf de Maresias (ASM) e Prefeitura Municipal de São Sebastião, através do Departamento de Esportes Náuticos da Secretaria de Esportes.

Exit mobile version