Júnior Faria garante título paulista por antecipação

Júnior Faria em mais uma porrada em Camburi. O local do Guarujá ficou com o título paulista Júnior da temporada

Júnior Faria em mais uma batida em Camburi. O local do Guarujá ficou com o título paulista Júnior da temporada. Foto: Divulgação / FMA Comunicação.
Num dia de festa em família, o guarujaense Júnior Faria garantiu por antecipação o título paulista da categoria Júnior (até 18 anos), na terceira etapa do Circuito Hang Loose Júnior e Mirim de Surf, encerrada neste domingo na praia de Camburi, São Sebastião.

 

A conquista coroou uma temporada muito boa do jovem talento do surfe nacional, que em agosto foi o quinto melhor atleta Mirim do Mundo, durante o ISA World Júnior Championship, realizado em Durban, África do Sul.

 

A comemoração contou ainda com a conquista do título da categoria Petit (até 10 anos) pelo seu primo Jessé Mendes, outra grande promessa.
   
Na disputa por cidades, os dois foram fundamentais para que o Guarujá também assegurasse, com uma etapa de antecedência, o novo título em jogo. Os surfistas guarujaenses marcaram praticamente o triplo de pontos dos ubatubenses, os vice-campeões – 73 a 25 pontos. Com o novo título, a Associação de Surf da Cidade ganhou um prêmio de R$ 1 mil.

 

Na competição individual, Júnior Faria foi o grande nome do final de semana. Já na semifinal Júnior, ele saiu da água festejando o primeiro título importante da carreira. O único surfista que poderia ultrapassá-lo no ranking, o também guarujaense Bruno Caraça, estava na mesma bateria e não conseguiu avançar para a final.

 

“Até que enfim. Demorou, mas chegou. Assim foi bom, porque dou mais valor”, desabafou o surfista de 16 anos, que surfa desde os 5, motivado pelo pai – Nilton, juiz de surf).
   
“Eu e o técnico Paulo Kid fizemos as contas antes de entrar no mar e surfei com tranqüilidade, calma, sabendo o que precisava”, acrescentou o novo campeão.

 

Com o título garantindo, ele concentrou  as atenções na categoria Mirim (até 16 anos), em que também pode festejar mais uma conquista na última etapa, marcada para novembro, em Ubatuba.

 

Nesta final, ele teve uma disputa acirrada com Jefferson Silva, grande revelação de Bertioga, que empolgou o público na areia.

 

O bertioguense começou bem, arrancando uma nota 9 dos juizes. Júnior nem deu tempo para comemoração e, na seqüência, fez uma onda perfeita, levando a nota máxima, o único 10 da etapa, assumindo a liderança do ranking.

 

Como prêmio pela vitória em Camburi, ganhou um aparelho DVD, mesma premiação para os outros quatro vencedores. “Esse está sendo um ano muito bom para mim. Agora, é ir com calma na última fase, para tentar mais esse título”, disse o surfista.

 

Depois da festa de Júnior, foi a vez do primo mais novo. Ele já tinha sido o vice-campeão na categoria acima, Grommets (até 12 anos), mostrando que estava num domingo inspirado.

 

Quando fez a final da Petit, não deu chances aos rivais. Apesar da pouca idade, Jessé já pode ser considerado um surfista experiente. Compete há quatro anos no Hang Loose e viajou para surfar no Peru por quatro vezes. “Comecei a surfar com 3 anos e não quero parar nunca”, disse o pequeno atleta.

 

A etapa, que contou com 140 surfistas de quatro estados, teve ondas muito boas, com até 2 metros, que não intimidaram os novos talentos. Outro grande destaque foi Yan Guimarães, que veio de Saquarema (RJ) e aparece como um dos cotados ao título da Grommets (até 12 anos).

 

Ele garantiu a segunda vitória seguida no ranking e pelo terceiro ano consecutivo é o melhor em Camburi.
 
Na Iniciantes, o guarujaense Emerson Silva levou a melhor, depois de uma boa disputa com o ubatubense Wiggolly Dantas, líder da categoria no ranking brasileiro. Entre os juniores, o cearense radicado em Guarujá Felipe Martins liderou a final de ponta a ponta.

 

Ele abriu com uma onda 8,5 e depois abriu vantagem com uma 6,75, deixando Diego Ângelo, de Bertioga, em segundo lugar.

 

A quarta e última etapa do Circuito está marcada para os dias 1 e 2 de novembro, na praia de Itamambuca, Ubatuba.
   
Todos os resultados e rankings poderão ser acompanhados no site Fpsurf.com.br. O Hang Loose Paulista tem o co-patrocínio da Central Surf, Bleat, Overboard, High Point, Quiver e Tent Beach. Apoio: Nivana Turismo, Bennett Foam, Reef, Grupo Taca, Governo do Estado/ Secretaria de Juventude Esportes e Lazer e Fluir. A etapa teve a colaboração da Prefeitura Municipal de São Sebastião, Associação de Surf de São Sebastião  (ASSS), Ascam e Corpo de Bombeiros. 
 
                                                            

Exit mobile version