Hang Loose Pro Contest

Junior Faria lidera pelotão

0

Junior Faria é um dos destaque do primeiro dia na Cacimba do Padre.

A maré seca atrasou o início do Hang Loose Pro Contest 2011, que começou depois da terceira chamada desta terça-feira, às 13:30 horas, na Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE).

Clique aqui para ver as fotos de ação

 

Clique aqui para ver as fotos de ambiente

 

As ondas já estavam melhores, porém ainda com a maioria fechando rápido demais na praia. Mas, alguns bons tubos foram surfados e os estrangeiros roubaram a cena no primeiro dia da etapa que abre o ASP World Prime 2011.

O melhor foi o australiano Mitchel Coleborn, que somou notas 9.00 e 7.00 para totalizar imbatíveis 16.00 pontos no segundo confronto da terça-feira.

E o primeiro foi vencido pelo japonês Masatoshi Ohno, que surfou o primeiro tubo do campeonato na bateria que o cabeça-de-chave número 1, Adriano de Souza, acabou eliminado logo em sua estreia na edição comemorativa de 25 anos do Hang Loose Pro Contest.
 
“Estou muito feliz por pegar o primeiro tubo do campeonato, ganhar a primeira bateria, apesar do mar bem difícil, mas achei certo eles esperarem o mar melhorar. Daqui de fora parece bonito, mas lá dentro está difícil achar as ondas”, diz Masatoshi Ohno, que confessou não se incomodar com qual adversário enfrenta nas baterias.

“Eu procuro não me preocupar com isso para não tirar o foco principal, que é a concentração no mar. Eu entro só pensando em ter uma boa sintonia com as ondas e surfar o melhor que posso”.
 
As séries foram subindo durante o dia, mas a direção do swell não era a melhor para a Cacimba do Padre, prejudicando a formação das ondas. As maiores passavam dos 2 metros e as previsões indicam que o mar vai continuar grande nos próximos dias.

Na quarta-feira, aconteceram oito das 24 baterias da fase inicial e a primeira chamada para a nona, do sul-africano Travis Logie e dos brasileiros Pablo Paulino (CE), Jano Belo (PB) e Luel Felipe (PE) foi marcada para as 8 horas da quarta-feira na Cacimba do Padre.
 
Os estrangeiros começaram bem no Hang Loose Pro Contest 2011, com Masatoshi Ohno e o sul-africano Brandon Jackson despachando o paulista Adriano de Souza e o baiano Franklin Serpa. Na segunda, Mitchel Coleborn fez os recordes do dia na Cacimba do Padre e o francês Tim Boal passou em segundo.

Já a terceira foi toda verde-amarela e com uma nota 7.00 o paulista Junior Faria bateu uma das novidades do Brasil na elite do ASP World Tour, Alejo Muniz. O catarinense se classificou em segundo, com o bicampeão brasileiro Leonardo Neves e Diego Rosa sendo eliminados.
 
“Um mar deste, difícil, não dá pra escolher. Muita onda fechando, você não sabe se vai abrir ou fechar, então tem que sair pegando tudo pra ver no que vai dar”, diz Junior Faria, um dos atletas da equipe Hang Loose que participam da edição dos 25 anos do evento do seu patrocinador.

Sua nota 7.00 foi a maior entre os brasileiros. “Felizmente consegui encontrar duas ondas abrindo e passei em primeiro, então deu tudo certo e com vitória é melhor ainda”, diz Faria.
 
O catarinense Alejo Muniz fazia sua primeira apresentação como integrante do seleto grupo dos 34 melhores surfistas do mundo do ASP World Tour. Mostrou atitude nas séries pesadas da Cacimba do Padre, mas não achou os tubos que gostaria em sua estreia no Hang Loose Pro Contest 2011.

“Não consegui pegar o tubo mesmo da Cacimba, mas importante é que eu passei e quem sabe na próxima eu acho ele”, fala Alejo. “Claro que queria ter pegado um tubão, mas procuro sempre surfar o melhor que eu posso. Esse é um evento importante no ranking, o primeiro do ano e espero ir mais longe no campeonato”, diz o catarinense, que abre a rodada dos 48 melhores em Fernando de Noronha.
 
O cearense André Silva conseguiu barrar o primeiro gringo, o havaiano Granger Larsen, para passar atrás do sul-africano Dale Staples. Depois, o domínio estrangeiro continuou. Teve dobradinha havaiana de Fredrick Patacchia e Kai Barger sobre dois brasileiros, o norte-americano Nat Young surfou um tubo nota 8.00 e passou junto com o irlandês Glenn Hall na seguinte e o dia foi encerrado com mais dois brasileiros eliminados pelos americanos Cory Lopez e Tim Reyes.
 
Dobradinha brasileira Mas teve dobradinha verde-amarela também na terça-feira, do catarinense Jean da Silva e do paulista Thiago Camarão sobre o americano Nathaniel Curran e o sul-africano Royden Royden no penúltimo confronto do dia.

Eles foram para as direitas da praia do Bode, enquanto os brasileiros ficaram nas esquerdas do Morro Dois Irmãos, cartão postal da Cacimba do Padre. O atual campeão brasileiro Jean da Silva é um dos candidatos ao bicampeonato inédito do Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha. Ele já fez duas finais e ganhou a edição de 2006.
 
“Eu passei o dia inteiro aqui, acompanhando as baterias, vendo a movimentação do mar e assim que eu cheguei lá fora, parece que deu uma melhorada. Bom que eu e o Thiago (Camarão) dominamos o pico e os outros competidores foram para o lado oposto da área de competição”, conta Jean da Silva.

“Nós pegamos as ondas boas, não vieram excelentes ondas, mas fizemos o que deu pra fazer e a dobradinha brasileira foi show de bola”, finaliza.

 

Baterias restantes da primeira fase do Hang Loose Pro Contest 2011

 

9  Travis Logie (Afr), Pablo Paulino (Bra), Jano Belo (Bra) e Luel Felipe (Bra)

10 Wiggolly Dantas (Bra), Gony Zubizareta (Esp), Eric Geiselman (EUA) e Tomas Hermes (Bra)

11 Miguel Pupo (Bra), Billy Stairmand (Nzl), Jihad Khodr (Bra) e David do Carmo (Bra)

12 C. J. Hobgood (EUA), Hodei Collazo (Esp), Messias Felix (Bra) e Fabio Gouveia (Bra)

13 Damien Hobgood (EUA), Leandro Bastos (Bra), Maxime Huscenot (Fra) e Alan Jhones (Bra)

14 Gabriel Medina (Bra), Neco Padaratz (Bra), Alain Riou (Tah) e Caia de Souza (Bra)

15 Nic Muscroft (Aus), Mason Ho (Haw), Rudy Palmboom (Afr) e Marlon Lipke (Ale)

16 Tom Whitaker (Aus), Bernardo Pigmeu (Bra), Dylan Graves (Pri) e Caetano Vargas (Bra)

17 Heitor Alves (Bra), Marco Polo (Bra), Jeronimo Vargas (Bra) e Ian Gouveia (Bra)

18 Willian Cardoso (Bra), Dion Atkinson (Aus), Ricardo Santos (Bra) e Paulo Moura (Bra)

19 Yadin Nicol (Aus), Marc Lacomare (Fra), Brian Toth (Pri) e Robson Santos (Bra)

20 Gabe Kling (EUA), Rodrigo Dornelles (Bra), Chris Ward (EUA) e Patrick Tamberg (Bra)

21 Aritz Aranburu (Esp), Tonino Benson (Haw), Shaun Joubert (Afr) e  Victor Ribas (Bra)

22 Tanner Gudauskas (EUA), Joan Duru (Fra), Jessé Mendes (Bra) e Renato Galvão (Bra)

23 Nathan Yeomans (EUA), Richard Christie (Nzl), Kiron Jabour (Haw) e Davey Cathels (Aus)

24 Jadson André (Bra), Lincoln Taylor (Aus), Hizunomê Bettero (Bra) e Junior Lagosta (Bra)