Júnior Faria venceu na Júnior e ficou em terceiro na Mirim. Foto de arquivo: Divulgação. |
Os surfistas da nova geração mostraram porque o Circuito Paulista Hang Loose Júnior e Mirim é considerado o mais forte do país na revelação de novos talentos.
Com ondas de até 1 metro e excelente formação, os surfistas deram verdadeiros shows na praia do Tombo, Guarujá, na etapa de abertura do ranking 2003, encerrado no último domingo (06/04).
O guarujaense Júnior Faria foi um dos grandes destaques. Saiu na frente na categoria Júnior (até 18 anos) e foi o terceiro colocado na Mirim (até 16 anos). Outro grande nome foi o ubatubense Wiggolly Dantas, vencedor da Iniciantes (até 14 anos) e vice na Mirim.
Também merecem destaque Miguel Pupo, filho do surfista profissional Wagner Pupo, de São Sebastião, que aos 11 anos aturou a sua primeira vitória importante na carreira, levando a Gommets (até 12 anos). Thiago Camarão, outro talento de São Sebastião, foi o melhor na Mirim, uma das categorias mais disputadas, enquanto que o guarujaense Jessé Mendes, primo de Júnior Faria, também venceu pela primeira vez na Petit (até 10 anos).
Na disputa por cidades, criada este ano pela Federação Paulista, para incentivar as torcidas, Guarujá levou a melhor em casa, com 17 pontos, contra 10 de Ubatuba e 9 de São Sebastião.
A etapa contou com 150 surfistas de seis estados e foi marcada pelo alto nível técnico. Na disputa Júnior, o vencedor não deu chances aos rivais e abriu a bateria determinado, com uma nota 9, conquistada com várias manobras de força no lip da onda. Depois ainda garantiu outra boa nota, um 7,75, deixando todos os rivais em combinação, ou seja, precisando de mais de 10 pontos para reverter o resultado.
“Eu já tinha feito a final Mirim e quando entrei na Júnior fui determinado, mas só depois daquela primeira onda peguei confiança legal para fazer o resto”, comentou o surfista, que vem se destacando desde 98, mas sempre ficava um pouco ofuscado pelo brilho de outras duas estrelas, o também guarujaense Adriano Mineirinho e ubatubense Hizunomê Bettero, que este ano (apesar de estarem só com 16 anos) já disputam o SuperSurf.
“Chegou a minha hora. Antes era uma parada dura, agora espero conquistar este título”, disse o vencedor. O baiano radicado no Rio de Janeiro, James Christian, foi outro nome muito aplaudido na praia, principalmente na semifinal, e ficou em segundo lugar, seguido de Emerson Piai, de Praia Grande, e Ronisson de Jesus, de Bertioga.
No sábado, Lucas Regio, local do Guarujá, também se destacou ao somar a média 9,50 na categoria Júnior. O garoto catou um tubo, saiu e desferiu três pancadas, mostrando muito talento.
Entre os mirins, Thiago Camarão também arrebentou desde o início, garantindo um aéreo 360º, que vem se tornando sua marca registrada. Júnior Faria e Wiggolly ainda tentaram, mas não conseguiram estragar a festa do surfista que mora e treina na praia de Juquehy.
Mateus Toledo foi um dos destaques da competição. Foto de arquivo: Ivan Storti/FMA Comunicação. |
Atual campeão Iniciante, Wiggolly confirmou o favoritismo e mostrou que tem tudo para faturar o bi na categoria. Ele enfrentou três guarujaenses e venceu com tranquilidade, sabendo se posicionar muito bem para a escolha das ondas. Emerson Silva ficou com o segundo lugar, seguido de Rafael Spitaletti (irmão de Roland, que já foi campeão estadual mirim) e Wladimir Vovô.
Na Grommets, Miguel teve o apoio importante do pai, Wagner Pupo, top do Circuito Brasileiro Profissional, que deu dicas importantes. O surfista de Maresias enfrentou adversários fortes, como o ubatubense Matheus Toledo, atual bicampeão da categoria e também bicampeão Petit (quarto lugar na etapa), Thiago Guimarães, de Peruíbe, campeão petit em 2002, que foi o terceiro colocado, e o capixaba de Vila Velha Kristian Kimerson, que chegou a ameaçar a sua primeira vitória no Paulista.
“Estou muito feliz. Ainda mais que o meu pai estava junto para acompanhar”, festejou Miguel, que já leva o apelido de seu pai no diminutivo, “Valinha”. Na disputa dos pequenos surfistas da Petit, os pais torceram de perto e alguns deles chegaram a entrar no mar para incentivar (nesta categoria é permitido). Nem mesmo a chuva atrapalhou as torcidas. Jessé Mendes aproveitou toda a sua experiência de já ter viajado para surfar no exterior quatro vezes. João Paulo Zampieri, de Búzios (RJ) foi o vice, seguido do ubatubense Caio Ibeli, outra revelação na etapa, e Sidney Guimarães, de Peruíbe.
Além dos surfistas, quem também chamou a atenção na praia no domingo foi o personagem Corvo, do Programa Sobcontrole, da Rede Bandeirantes. Com o quadro Corvo Repórter ele tentou surfar com a molecada e fez muito sucesso com suas brincadeiras. A próxima etapa do Hang Loose está marcada para os dias 31 de maio e 1o de junho, no Quebra-Mar, em Santos.
Todas os resultados, com as baterias completas com notas estão disponíveis no site da Federação Paulista de Surf: www.fpsurf.com.br.