Juqueí sedia terceira etapa do Hang Loose Surf Attack

0

Matheus Toledo é um dos destaques do circuito. Foto: Divulgação MCD.

 A terceira etapa do Hang Loose Surf Attack rola nos dias 28 e 29 de agosto, na praia de Juqueí, em São Sebastião.

 

A competição, que ganhou nova ?roupagem? e passou a ser uma das grandes prioridades da Hang Loose, vale pela 17ª edição do circuito paulista nas categorias de base, para surfistas com até 18 anos.

 

Entre os destaques da disputa, estão os irmãos Matheus e Filipe Toledo, de Ubatuba.

 

Filhos do bicampeão brasileiro profissional de 91 e 95, Ricardinho Toledo, eles mostram que seguem os passos do pai e lideram o campeonato da nova geração mais forte do país.


Matheus, o mais velho, com 13 anos, está na frente na disputa Iniciantes (até 14 anos), enquanto Filipe, de 9, é o melhor na Petit (no máximo 10 anos), com 100% de aproveitamento, e o terceiro colocado na categoria acima, a Estreantes (limite de 12 anos).

 

?Gosto muito de competir e a minha família vive o surf todos os dias. Meu pai sempre me deu muita força?, diz Matheus, que já tem história no Hang Loose, com nada menos que quatro títulos estaduais, dois na petit e dois na estreantes, as mesmas categorias onde seu irmão tem chances de ser campeão nesta temporada.


Outros grandes nomes da temporada são Jessé Mendes, de Guarujá, líder na Estreantes, com duas vitórias, e o terceiro colocado na Iniciantes; Robson Santos, de São Sebastião, que está na ponta do ranking Júnior (até 18 anos); e Wiggolly Dantas, outro talento de Ubatuba, que lidera a Mirim (no máximo 16).

 

Já o guarujaense Júnior Faria, que fez história no campeonato ano passado, ao ser campeão das categorias Júnior e Mirim, ocupa a quinta colocação entre os juniores.

Nos 16 anos de circuito, somente o catarinense Marco Polo conseguiu conquistar numa mesma temporada os títulos Júnior e Mirim, as duas categorias principais, em 1997.

 

O guarujaense Adriano de Souza, o Mineirinho, ganhou duas categorias (Grommets e a Iniciantes) em 99. E Matheus Toledo levou a Petit e a Estreantes em 2001. O diretor técnico do Hang Loose Surf Attack, Marcos Bukão, destaca a força do campeonato.

?Nas categorias de base do Brasileiro Amador, São Paulo sempre está muito forte?, comenta o diretor da competição, ressaltando outra importância do circuito paulista.

 

?Este ano as categorias júnior e mirim estão em alta, por causa do Mundial Júnior da ISA, que será disputado no Tahiti, em dezembro. O Hang Loose é o primeiro degrau para quem quer estar neste grande evento. Os atletas de São Paulo que quiserem estar entre os melhores do mundo, tem de ir bem primeiro no estadual?, ressalta Bukão.

 

Junto com as disputas individuais, o Hang Loose Surf Attack conta com duas atrações extras: a pontuação por cidades e a categoria pais e filhos (duplas). Na competição entre cidades, os melhores atletas de cada equipe somam pontos.

 

O objetivo da Federação Paulista de Surf é incentivar o trabalho de base, com as prefeituras e escolinhas de iniciação. A disputa reflete bem o panorama atual, com Guarujá e Ubatuba, os dois municípios onde mais surgem novos talentos, empatados.


Já a categoria Pais e Filhos foi criada na última etapa do ano passado, com caráter festivo. Nela, um competidor entra no mar junto de seu pai e as notas dos dois são somadas.

 

?Essas baterias foram criadas para uma confraternização, já que os pais sempre são muito atuantes?, comenta o diretor técnico do campeonato. Na estréia, quem levou a melhor foi Ricardinho e Matheus Toledo. Os dois Sidney Guimarães (Sidão, o pai, e Sidinho, o filho) ficaram em segundo, com Murilo e Nathan Brandi em terceiro.

 

Na etapa de abertura deste ano, quem venceu foi outro grande nome do surf brasileiro, Wagner Pupo competindo ao lado do filho, Miguel. Os Toledos, com Ricardinho atuando com Matheus no primeiro round e Filipe na final, ficaram em segundo lugar, seguidos de Sidão e Sidinho Guimarães.

 

Para obter mais informações, entre em contato com a Federação Paulista de Surf pelo telefone (0xx13) 3273 4319 ou visite o site fpsurf.com.br .