Mahalo Bahia

Kahunas fazem a festa

0

 

Numa final envolvendo dois baianos, um paraibano e um catarinense, Saulo Carvalho, da Paraíba, se deu melhor na praia de Itacimirim, Camaçari (BA), no início da tarde desta quinta-feira.

 

Ele faturou o título da segunda etapa e assumiu a ponta do ranking brasileiro, na categoria Master (acima dos 35 anos). Na Super Master (acima dos 40), na Kahuna (acima dos 45) e na Grand Kahuna (acima dos 50) quem subiu no lugar mais alto do pódio foram os pernambucanos Fábio Quencas e Cláudio Marroquim,além do catarinense Micky Hoffmann.

 

Apesar do vento forte, o sol brilhou em diversos momentos, as ondas aumentaram e alguns dos melhores surfistas do país proporcionaram um belo espetáculo para o público que compareceu à praia do ‘Hotel Antigo’, Itacimirim (BA).

 

O Brasileiro Master fez parte do Mahalo Bahia Festival Surf 2012, que segue até este domingo e terá ainda mais duas competições nacionais. 

 

Nesta sexta-feira entram na água os melhores atletas de Longboard do país  para a quarta etapa do brasileiro profissional da categoria e, no sábado, começa a segunda etapa do brasileiro de Stand Up. Os campeões das duas modalidades serão conhecidos no domingo.

 

Finalista da abertura do circuito, Saulo Carvalho não vacilou desta vez e venceu de maneira brilhante a prova. Demonstrando frieza e estratégia o baiano Marcelo Alves escolheu bem a primeira onda e largou com 6 pontos. Mas, logo em seguida, Saulo Carvalho alcançou as melhores notas da competição com manobras modernas.

 

Carvalho fez um 9,93 e em seguida um 9,83 pontos. Ele fez o score recorde de 19,76 pontos (de 20  possíveis) e sacramentou a disputa. Marcelinho Alves ficou em segundo, Takito Adachi, também da Bahia, ficou na terceira colocação e o catarinense Roni Ronaldo finalizou a prova na quarta posição.

 

“Estou muito feliz. Este é meu primeiro ano de Master e estou começando bem. Na primeira prova não conquistei o título mas agora a vitória veio de forma incontestável”, comemora Carvalho. “Nunca tinha competido aqui, mas consegui me adaptar bem às ondas locais”, explica o campeão.

 

Grand Master A disputa da final entre os surfistas acima dos 40 anos seguia morna até os 7 minutos, quando o cearense Cardoso Júnior, que fazia a sua segunda decisão consecutiva, pegou uma onda de 7 pontos, passou da quarta para a segunda posição e incendiou a decisão da Grand Master. Em seguida fez 3,87 em seguida e assumiu a ponta. 

 

O baiano Estras Santos e o pernambucano Fábio Quencas ficaram em terceiro e quarto, necessitando de notas acima de 5 e 6 respectivamente. Até que a 2 minutos do fim Quencas fez uma onda 7,03 pontos e conquistou o título da Grand Master.

 

“Acreditei até o final e a onda veio. Tive frieza e mandei ver”, vibrou Quencas, com um largo sorriso no rosto. 

 

Kahuna Na disputa da bateria decisiva para atletas com idade acima dos 45, estava na água o campeão da primeira etapa, o ilheense Gabriel Macedo. O baiano tinha pela frente o pernambucano Cláudio Marroquim, o cearense Cardoso Júnior e o carioca Sérgio Penna. 

 

Na primeira onda de Marroquim, ele fez logo 6 pontos e passou a ficar em situação confortável. Macedo fez uma onda 5,33 e uma 4,67 pontos, passou a liderança e deixou o pernambucano precisando de um 4. Mas logo em seguida Marroquim fez um 5,9 e voltou a liderança até o final.

 

Macedo ficou dependendo de uma onda 6,57 pontos, só que ao invés de conquistar a liderança, foi ultrapassado por Sérgio Penna. Cláudio Mrroquim sacramentou o título e comemorou bastante.

 

Grand Kahuna Entre os surfistas com idade acima dos 50 anos o campeão da primeira etapa, o catarinense  Mickey Hoffmann, saiu na frente da bateria final com uma nota 6 pontos.

 

Mas logo foi ultrapassado pelo baiano Jorge Bittencout, que ficou na liderança na maior parte da disputa. Porém nos três minutos finais o catarinense virou a disputa ao seu favor e comemorou a medalha de ouro. O cearense Odalto Castro ficou em terceiro e outro baiano, Jaguaracy Mendes, terminou a prova na quarta posição.

 

A partir desta sexta, os melhores longboarders do Brasil já estarão na água disputando o título da quarta etapa do circuito brasileiro da categoria.

 

Entre as estrelas da prova, o santista e figura legendária do surf brasileiro, Picuruta Salazar, já estava treinado no dia de hoje, assim como o quarto colocado no circuito mundial de 2011, o fluminense Rodrigo Sphaier.  

 

O paulista de Maresias, atual vice-líder do ranking brasileiro, Danilo Rodrigo, e baiano radicado no litoral paulista, Carlos Bahia, já se encontram em Itacimirim desde o início da semana.

 

As disputas pelo título brasileiro de 2012 vão pegar fogo, pois vão restar apenas duas provas para definir o circuito. Quem está para chegar é o líder do ranking, o carioca Phil Rajzman. Filho do ex-ídolo da seleção brasileira de vôlei Bernard, Phil é o campeão mundial de 2007 e lidera o ranking nacional, com vitórias nas etapas do Ceará e Fernando de Noronha.

 

O Mahalo Bahia Festival Surf 2012 distribui R$ 25 mil de premiação para a categoria masculina e R$ 5 mil para as meninas.

 

Esta será a segunda etapa do circuito feminino. A pernambucana Atalanta Batista está na frente, por ter vencido a primeira prova, realizada em Itapuama, litoral pernambucano. Na briga pelo título brasileiro estão a carioca Mainá Thompson, a paranaense Thiara Mandelli e a baiana de Itacaré Aline Chaves(BA). A competição conta ainda com as disputas da Longboard  Master, Longboard Junior,  Longboard  Adulto e Longboard Super Master.