O Red Bull Paddle Cross, competição de remada de stand up paddle, agitou as areias do Sul catarinense no último dia 20 de fevereiro.
Além de velocidade, os atletas precisaram de muita resistência, pois o percurso era longo: 18 km entre o mar de Garopaba (SC) e a praia do Rosa, em Imbituba (SC).
As condições do mar não ajudaram muito e, com ondas em torno de 1 metro e forte correnteza, tornaram a remada ainda mais desafiadora.
Logo na saída Kauli Seadi, tricampeão mundial de windsurf, pulou na frente. Atrás vinham o local Paulo Sefton e o americano Thomas Maximus.
O ritmo foi forte desde o início. Na boia da praia da Silveira, o americano Thomas Maximus acelerou o ritmo e assumiu a ponta. O francês Remy Lavie, experiente remador de canoa havaiana, chegou junto ao pelotão de frente e manteve o ritmo até o final.
A partir da virada da praia da Ferrugem, as condições ficaram ainda mais difíceis. O vento e o mar dificultavam o equilíbrio e as quedas passaram a ser frequentes.
O desgaste físico também era visível. Usando sua experiência em mar aberto e preparo físico, Kauli colocou pressão no líder que, neste ponto, estava com dificuldades para se manter equilibrado na prancha. Alguns metros depois, Kauli assumiu a ponta e não olhou mais para trás.
O público local foi ao delírio quando Kauli fez a volta no canto Norte da praia do Rosa em primeiro lugar. Faltavam somente alguns metros para a chegada. O americano continuava em um ritmo forte no segundo lugar.
Kauli apontou sua prancha em direção à praia e com muita disposição e força cruzou o arco de chegada em 1 hora e 59 minutos. O americano Maximus chegou 2:05 minutos depois, seguido de perto pelo francês Remy Lavie.
Dos 75 que largaram 60 completaram a prova. O pódio não poderia ser mais internacional, com um brasileiro, um americano e um francês.
O primeiro colocado levou pra casa uma prancha da Art in Surf e uma viagem para Fernando de Noronha (PE). O segundo e o terceiro levaram um remo de fibra de carbono Art in Surf e um kit.
Resultados do Red Bull Paddle Cross
1 Kauli Seadi (Bra) – 01:59:50
2 Thomas Maximus (EUA) – 02:04:60
3 Remy Lavie (Fra) – 02:07:37
4 Lars Gellund (Bra) – 2:15:44
5 Marcio Vilela (Bra) – 2:16:46