Koxa treina para Jaws

0

Rodrigo Koxa curte as esquerdas de Pipeline. Foto: Fernando Cazaes.

Depois de passar mais uma temporada no Tahiti, o big rider Rodrigo Koxa partiu para o Hawaii no mês passado. Instalado no North Shore, treinou tow in e surfou Pipeline.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Hospedado na casa de Buzzy Mendonça, brasileiro radicado nas ilhas havaianas, Koxa confessa estar preparado para encarar as ondas de Jaws.

 

“O tempo que fiquei no North Shore foi excelente e me sinto confiante para mais um desafio”, comenta o surfista nascido em Jundiaí, interior de São Paulo.

 

“Peguei uns 10 pés em Pipeline e treinei bastante tow in com o Buzzy”, diz o brasileiro que soma cinco temporadas no Hawaii. No dia 29, Koxa e Buzzy partiram para Maui, em busca das ondas gigantes.

 

“Estamos todos ansiosos, aguardando as ondas. Sempre queremos a melhor temporada possível”, torce.

 

A parceria com Buzzy contribui para o aprimoramento no tow in. “Estamos com dois jet-skis e focados em nosso treinamento. Buzzy é meu amigo e está com toda a estrutura necessária aqui no Hawaii”, relata Koxa.

 

Para Buzzy, receber Rodrigo é um prazer e uma forma de retribuir a força que teve no Tahiti.

 

“O Koxinha me ajudou bastante quando estive em Teahupoo e agora é a minha vez de fazer o mesmo no Hawaii. Juntamos nossas forças para conquistar os nossos objetivos”.

 

Segurança – Rodrigo do Espírito Santo, de 27 anos, mais conhecido como Koxa, vem se destacando em ondas grandes desde garoto.

 

Somando várias temporadas em lugares como Puerto Escondido, México; Mavericks, Califórnia; Indonésia; Tahiti e Hawaii, ele vem se preparando há anos para encarar as maiores ondas do planeta.

 

Para tanto, além de equipamentos, treinamento e condicionamento físico que precisam estar em dia, Koxa conta com o talento de Alexandre Akiwas.

 

Amigo de longa data, Alexandre é o responsável pela fabricação das pranchas do big rider.

 

“Akiwas vale ouro. Foi o único que acreditou em mim e no seu potencial de shapear pranchas específicas para Teahupoo, Pipeline e agora para Jaws”, comenta satisfeito.

 

Antes de ir para o Hawaii, o shaper esteve com Rodrigo no Tahiti e acompanhou de perto todo o seu desempenho nas perigosas ondas de Teahupoo.

 

“No mês de outubro, pegamos um dos maiores swells que atingiu o arquipélago e eu surfei ondas enormes com uma prancha 5’5″ feita por ele para mim. Foi inacreditável, ele acertou em cheio, pois eu andei bem em qualquer parte da onda”, recorda.