A primeira etapa do Circuito Petrobras de Surfe Feminino 2009 acontece neste final de semana, na praia da Ponta Negra, em Natal (RN).
Válido pela divisão de acesso ao SuperSurf, o evento distribui R$ 15 mil em prêmios e, pela primeira vez na história, será transmitido ao vivo na internet, pelo site da revista Ehlas .
Nascida na capital potiguar, a surfista Krisna de Souza deu seus primeiro passos no surf na própria Ponta Negra, com isso a atleta espera um bom resultado na etapa do final de semana.
“Estou muito animada por competir diante dos meus amigos. No ano passado fiquei em segundo, agora quero comemorar com eles. Espero ter vantagem sobre as outras por ter aprendido a surfar naquela praia”, diz Krisna.
Para aprimorar seu talento e viver exclusivamente do surf, Krisna trocou a cidade pelo Rio de Janeiro há quatro anos, deixando para trás a família e o filho, Ezequiel, hoje com 7 anos.
Mas no final da temporada passada, a saudade apertou. A surfista então trouxe todo mundo para o Rio, apesar das dificuldades financeiras.
“Não estava muito bem no Rio sozinha. Agora estão todos comigo. Meus irmãos são menores, estão estudando e fazendo uns bicos. Eu também estou batalhando muito, até trabalhando, mas não me sinto bem com isso pois vim para o Rio ganhar com o meu talento. Só que estou sem patrocínio e passei por muitas dificuldades. Várias vezes não tinha dinheiro para comer ou pagar o aluguel. Sorte que fiz muitos amigos que me ajudaram nos momentos difíceis. Vou seguir batalhando até as portas se abrirem. O circuito vai ser muito bom para mim”, afirma Krisna, que chegou a vender coco e camisas para turistas no começo da carreira, em Natal.
Quem também chega para vencer em Natal é a paulista Suellen Naraísa, atual campeã da etapa. A atleta de 24 anos pretende repetir a dose este ano.
“Eu estou surfando feliz, sem pressão. Ganhei a primeira etapa do SuperSurf e quero ter um ano excelente nas duas competições. Estou muito focada, treinando muito também fisicamente e psicologicamente. Tenho todo o apoio que preciso do meu patrocinador e estou fazendo o que tenho que fazer para ser campeã brasileira”, diz Suellen.
O tema escolhido para as ações sociais na primeira etapa será o Combate ao Turismo Sexual, um problema que atinge mulheres de todas as idades na região. Serão realizadas também oficinas de fibras para promover o Ano Internacional das Fibras Naturais.
Para obter mais informações sobre o evento, entre em contato pelo telefone (0xx21) 2287-8095.
O Circuito Petrobras de Surfe Feminino 2009 tem patrocínio da Petrobras. Transportadora Oficial: GOL Linhas aéreas inteligentes. Apoio: Roxy Acessórios, Revista Ehlas, Prefeitura de Natal, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Marcha Mundial das Mulheres Católicas pelo Direito de Decidir, Abrasp, CBS, Federação Norteriograndense de Surfe, Associação de Surfe de Natal, Sindifibras, Ministério do Esporte, Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres.
Eventos paralelos ao Circuito Petrobras de Surfe Feminino 2009
Sábado
12 horas Oficina de fibra de bananeira
13 horas Debate sobre a Campanha Exploração Sexual Infanto-juvenil. Convidadas: Jurema Dantas da UNP e Elane Kaline, coordenadora do Programa de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
13 horas Oficina de palha de carnaúba
13:20 horas Esquete teatral sobre Exploração Sexual Infanto-juvenil om a ONG Canto Jovem
14 horas Oficina de fibra de coco
15 horas Oficina de talo de carnaúba