Meninas na pororoca

Krisna é campeã no Mearim

Krisna de Souza e Tita Tavares, Pororoca do Rio Mearim, Arari (MA)

Krisna de Souza e Tita Tavares duelam na final do Desafio Encontro das Águas. Foto: Rick Werneck.

A potiguar Krisna de Souza entrou para a história do surfe ao vencer o Desafio Encontro das Águas, o primeiro Torneio de Surfe Feminino na Pororoca.

 

A inédita competição aconteceu no Rio Mearim, no município de Arari, a cerca de 160 quilômetros de São Luís do Maranhão, de 25 a 28 de setembto.

 

Na final, Krisna derrotou a tricampeão brasileira Tita Tavares, do Ceará. Além das duas finalistas, foram desbravar as temidas ondas de rio a paulista Cláudia Gonçalves e as cariocas Brigitte Mayer (terceiras colocadas), Juliana Guimarães e Andréa Lopes (quintas colocadas).

 

Mais do que uma competição, o Desafio Encontro das Águas foi um

desafio de um grupo de amigas numa natureza desconhecida e até então assustadora.

Pororoca invade Rio Mearim (MA). Foto: Rick Werneck.


Por dia, o fenômeno da pororoca acontece apenas uma vez e a onda fica surfável em algumas partes do Rio Mearim.

 

O primeiro dia foi reservado para as surfistas conhecerem o rio, a onda, sua força e particularidades. Durante todo o torneio, as ondas variaram de meio a 1 metro. A competição começou na quinta-feira, com três baterias de duas surfistas, que surfavam juntas a mesma onda.

 

Tita derrotou Brigitte na segunda bancada, chamada de Retão; Claudinha Gonçalves levou a melhor sobre Andréa Lopes, numa verdadeira batalha das duas para fugir sem sucesso do espumeiro e chegar à parte surfável da onda, no Barranco, enquanto Krisna batizava a quarta bancada ao ser jogada na margem do rio na sua vitória sobre Juliana. Agora a quarta bancada chama-se Krisna?s Point.

 

Como Brigitte foi a melhor segunda colocada, se juntou às vencedoras para formar as semifinais, que só seriam disputadas na onda de sexta-feira.

 

Tita passou por Claudinha no Retão e Krisna superou Brigitte no Barranco. No sábado aconteceu a grande final. E foi o melhor dia de surfe, com as meninas conhecendo mais a onda e suas dificuldades. Krisna arriscou mais na final e, mesmo ficando menos tempo do que Tita na onda, conseguiu a nota 7,83 pontos, contra 6,17 da cearense.

 

?Vim preparada para isso e consegui fazer umas manobrinhas na onda. Estou muito feliz. Tudo que aconteceu aqui foi muito marcante e intenso. Não acredito que já estou indo embora. Espero voltar outras vezes, de preferência na época de cheia, quando as ondas são maiores?, disse Krisna.

 

Apenas para participar do Encontro das Águas, cada surfista recebeu o prêmio de R$ 700, além de todas as despesas de transporte e alimentação custeadas pela organização. Krisna, que dedicou a vitória ao filho Ezequiel, de cinco anos, pelo título recebeu mais R$ 800.

 

Com o título decidido, o restante da manhã de sábado foi dedicado ao free surf nas outras bancadas, com as surfistas entrando na onda juntas. Até a organizadora Laila Werneck resolveu surfar de bodyboard.

 

E foi ela quem levou o maior susto de toda a viagem. Numa pequena onda no Bonfim, ela teve a companhia de um jacaré de cerca de 1 metro e ainda foi jogada, junto com o animal, em direção à margem do rio.

 

?Quando eu vi ele estava na minha frente, tentei desviar, mas a onda nos jogou na margem. Não quis nem olhar para trás, só pensava em chegar o mais rapidamente na lancha?, disse Laila.Por sua vez, o jacaré, tão ou mais assustado do que Laila, tentava se livrar da espuma e chegar à margem.

 

O Desafio das Águas foi o primeiro passo para a realização do primeiro Circuito de Surfe na Pororoca, com três etapas.

 

?A intenção da Associação de Surfe na Pororoca (Abraspo) e a Associação de Surf na Pororoca do Maranhão (ASPM) é já colocar a idéia em prática no ano que vem e contamos com o apoio da Prefeitira de Arari”, diz Noélio Pinheiro, presidente da Abraspo.

 

Se depender das meninas, a idéia vai vingar. Todas ficaram muito felizes em poder participar do desafio e garantiram que voltarão caso sejam convidadas novamente.

 

Exit mobile version