Potiguar Krisna de Souza fatura segunda etapa do Circuito Petrobras de Surf Feminino na praia de Aleluia, Salvador (BA). Foto: Rick Werneck. |
Com apenas 20 anos, a surfista, que estreou este ano no SuperSurf, radicalizou nas manobras e foi a grande campeã, conquistando seu primeiro título na categoria Profissional.
A cearense Tita Tavares garantiu o segundo lugar, seguida pela paranaense Bruna Schimtz e pela potiguar Alcione Silva.
Com a vitória, Krisna chegou a 1620 pontos e divide a liderança do ranking com a carioca Taís de Almeida, quinta colocada em Salvador.
Tita Tavares fica com o vice na categoria Profissional. Foto: Rick Werneck. |
A decisão do Circuito acontece de 3 a 5 de novembro na praia do Forte, em Cabo Frio (RJ). ?Estou muito feliz por este resultado. Treinei bastante para isto e agora vou me preparar para a última etapa e tentar brigar pelo título?, disse a campeã.
Nas semifinais, Krisna mostrou bastante regularidade e garantiu vaga na finalíssima ao conquistar a segunda colocação da bateria, com 11.64 pontos, atrás apenas da cearense Tita Tavares, que marcou 14.84 pontos.
A paulista Cláudia Gonçalves, terceiro lugar, e a paraibana Diana Cristina, quarto, não seguiram na disputa.
Na outra bateria das semifinais, a potiguar Alcione Silva levou a melhor e foi a primeira a garantir vaga na final, com 14.20 pontos. A paranaense Bruna Schmitz, que ficou em segundo com 8 pontos, também entrou na briga pelo título da etapa.
Taís de Almeida, bicampeã do Circuito e uma das favoritas, e a paranaense Nathalie Martins, ficaram com as terceira e quarta colocações, não se classificando para a finalíssima.
Na grande final, a bateria foi disputada onda a onda, mas Krisna conseguiu melhores notas e levou para o Rio Grande do Norte a vitória. Krisna vem se destacando no Circuito Petrobras há pelo menos três anos e mostra um surfe forte, com boas rasgadas e manobras na parte crítica da onda.
No Longboard, Karina Abras confirmou seu favoritismo. A catarinense, que pratica o esporte há 30 anos, foi a grande campeã da etapa e está um passo do tetracampeonato. O segundo lugar ficou a carioca Alessandra Vieira, seguida por Mainá Tomphson (RJ) e pela baiana Carla Circenis.
?As condições estavam bem difíceis, mas consegui escolher as ondas certas e tirar notas boas. Estou muito feliz?, disse Karina.
Destaque também para a indiazinha Diana Cristina, de apenas 16 anos. A paraibana, que venceu neste ano a etapa catarinense do WQS (divisão de acesso do surfe mundial), conquistou neste domingo (13.8) o título das categorias Júnior, Open e o segundo lugar na Mirim, atrás da paranaense Nathalie Martins. Na Grommet, a capixaba Bárbara Segato foi a grande campeã.
Este ano, o Circuito Petrobras de Surfe Feminino, que sempre elege um tema relativo às mulheres em suas edições, aborda a Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher e já conta com o apoio da secretaria especial de políticas para as mulheres, através da ministra Nilcéia Freire.
Neste domingo (13.8), também foi realizada a coroação da Rainha do Mar, evento paralelo ao título brasileiro, no qual três primeiras colocadas da categoria Pro, junto com a primeira colocada da categoria Open do ano anterior (2005), disputam, em uma bateria por etapa, o título de Rainha do Mar, com premiação de R$ 500 pelo título.
Em uma bateria bastante animada, Taís de Almeida, bicampeã do Circuito, foi a grande campeã. A paulista Luana Coutinho ficou em segundo, seguida pelas cariocas Andrea Lopes e Brigitte Meyer.
Clique aqui para ver galeria de fotos da segunda etapa do Circuito Petrobras
##
Diana Cristina vence categorias Open e Júnior. Foto: Divulgação Petrobras. |
Grommet
1 Bárbara Segato (ES)
2 Taiane Teotonio (BA)
3 Letícia Freitas (SP)
4 Krystielle Carvalho (ES)
Mirim
1 Nathalie Martins (PR)
2 Diana Cristina (PB)
3 Camila Cássia (SP)
4 Monik Santos (PE)
Nathalie Martins leva a melhor na Mirim. Foto: Rick Werneck. |
1 Diana Cristina (PB)
2 Camila Cássia (SP)
3 Renata Tambon (BA)
4 Natali Paola (SP)
Open
1 Diana Cristina (PB)
2 Nathalie Martins (PR)
3 Raphaela Bahia (CE)
4 Juciele Rodrigues (SP)
Longboard
1 Karina Abras (SC)
2 Alessandra Vieira (RJ)
3 Mainá Thompson (RJ)
4 Carla Circenis (BA)
Profissional
1 Krisna de Souza (RN)
2 Tita Tavares (CE)
3 Bruna Schmitz (PR)
4 Alcione Silva (RN)
Ranking após duas etapas
Profissional
1 Krisna de Souza (RN) ? 1610 pontos
1 Taís de Almeida (RJ) ? 1610 pontos
3 Juliana Quint (SC) -1310 pontos
4 Bruna Schimtz (PR) ? 1230 pontos
5 Nathalie Martins (PR) ? 1225 pontos
6 Cláudia Gonçalves (SP) ? 1165 pontos
7 Alcione Silva (RN) ? 1120 pontos
8 Andrea Lopes (RJ) ? 1110 pontos
9 Suelen Naraísa (SP) ? 1055 pontos
10 Anali Gomes (Peru) 1010 pontos
Longboard
1 Karina Abras (SC) 2000 pontos
2 Mainá Thompson (RJ) 1400 pontos
3 Sabrina Olas (PR) 1340 pontos
4 Cris Pires (RJ) 1335 pontos
5 Aline Chaves (BA) 1165 pontos
Clique aqui para ver galeria de fotos da segunda etapa do Circuito Petrobras