Com a evolução do esporte no cenário mundial cada vez mais competitivo e profissional, torna-se indispensável para um surfista profissional ter o acompanhamento de um treinador experiente na rotina de treinamentos, principalmente focado nas competições.
O trabalho executado pelo ex-surfista profissional carioca Walter Paes, mostra com resultados concretos, como uma rotina de treinamentos bem elaborada e executada com disciplina e determinação pode fazer toda diferença.
Walter Paes trabalha há aproximadamente um ano com a potiguar Krisna de Souza e Suelen Ferreira, com as quais executa treinamentos táticos e técnicos diários, que são sempre filmados pelo treinador, visando o aperfeiçoamento das manobras e da tática de competição.
O treinador ressalta ainda que a rotina de treinamentos em qualquer condição de mar é indispensável, pois os atletas profissionais participam de competições em locais completamente diferenciados.
0s resultados do trabalho executado por Walter Paes com as atletas são de fundamental importância para ressaltar como uma rotina de treinamentos elaborada e executada com um profissional sério é indispensável para um atleta profissional no atual cenário competitivo do surf.
Suelen Ferreira, após diversos ótimos resultados como amadora, se profissionalizou e conseguiu a vaga para o brasileiro profissional em 2007.
Para Suelen, este primeiro ano no circuito brasileiro será mais para se adaptar a nova rotina de competições. Mas sem sombra de dúvidas a atleta estará em breve entre as tops no cenário do surf feminino brasileiro.
Já Krisna de Souza vem colhendo resultados sensacionais em 2007, mostrando na prática como tem sido fundamental o trabalho executado com seu treinador.
Este ano Krisna já garantiu os títulos na etapa de abertura do em Matinhos (PR), na etapa brasileira do circuito latino-americano na Prainha (RJ), e da primeira etapa do circuito carioca profissional em Itacoatiara, Niterói (RJ).
As atletas contam ainda com o trabalho da manager, Karina Barbosa, que cuida da relação das meninas com seus patrocinadores e faz todo o trabalho burocrático.
No atual cenário do surf competitivo, o trabalho ?fora d?água? torna-se cada vez mais importante e indispensável para atletas que pretendem destacar-se em competições e atingir o grande objetivo de viver do surf.