Quando falamos das ondas de Bali, escutamos muito a respeito de ondas como Uluwatu, Padang Padag, Keramas, Canggu, entre outras, mas há muitos picos que ainda não são muito explorados, devido à dificuldade e o perigo existentes no acesso.
Com o intuito de fugir um pouco do crowd, eu e um casal de amigos resolvemos explorar um lado não muito explorado pelos surfistas em Bali.
Saímos às 5 da manhã de Uluwatu e fomos à procura das ondas na região Oeste de Bali. Foram três horas até chegar à primeira praia, pois foi preciso passar por dentro de Kuta, onde o tráfego é intenso em quase todas as horas do dia.
Depois de passarmos pela cidade de Tabanan, pegamos a rodovia que conecta as praias da região Oeste. Essa rodovia é muito perigosa, pois além de ser movimentada, estreita e cheia de buracos, os balineses dirigem sem prudência alguma, ultrapassando em curvas, dirigindo em alta velocidade e parando no meio das estradas sem sinal algum. Isto faz com que a viagem fique muito tensa.
A primeira parada foi em Balian, onde na maré seca as direitas e esquerdas quebram em vários picos. Para quem nunca ouviu falar desse pico, Balian tem fundo de areia preta com algumas pedras no fundo e há dois rios que desembocam nessa praia, fazendo com que a bancada fique boa.
Geralmente em Balian o swell quebra no mesmo tamanho que Uluwatu ou até maior, dependendo da direção do swell.
O crowd era de no máximo 10 pessoas, e como a praia é grande, os surfistas ficaram espalhados. Surfamos por toda a manhã até a mare encher e deixar as ondas um pouco cheias e balançadas.
Como eu já havia passado por lá em anos anteriores, sugeri que fôssemos pegar umas ondas com a maré cheia em Medewi, a uns 20 quilômetros ao Norte. Guardamos as pranchas e equipamentos no carro e nos mandamos.
Chegando em Medewi, havia apenas três pessoas no outside e as ondas estavam quebrando em torno de 1 metro perfeito. Medewi é um point break para a esquerda com fundo de pedras, e as ondas são tão longas que você consegue dar em uma só de 5 a 10 manobras.
Isso vai depender de como está o preparo físico de suas pernas. A onda de Medewi não gera muito tubos, mas é tao longa e divertida que não da vontade de sair da água.
Depois dessa session em Medewi, voltamos a Uluwatu com bastante calma e cuidado para não estragarmos nosso maravilhoso dia explorando a região. Saiba um pouco mais sobre o meu trabalho e os picos que tenho explorado aqui em Bali no site Shotspot.