Pico em evolução

Raoni analisa Barrinha

0
1500x1000

Raoni Monteiro em ação na Barrinha, Saquarema (RJ), bancada situada no canto direito de Itaúna. Foto: Bruno Lemos / Liquid Eye
 

Logo depois do Quiksilver Prime em Saquarema (RJ), um swell abasteceu a Região dos Lagos com altas ondas em diversas bancadas.

Correspondente do Waves, Bruno Lemos estava na área e registrou o show de Raoni Monteiro e de outros surfistas na Barrinha, pico situado no canto direito de Itaúna.

Além dos tubos, a construção de um píer no local chamou a atenção de quem conferiu as imagens.

Em conversa com Lemos, Raoni explicou o motivo da obra e falou sobre as suas consequências e expectativas para a galera local.

O que está acontecendo com essa área no canto direito de Itaúna?
 
Aqui é a Barrinha. A gente chama de secret, mas não tem nada de secret (risos). É uma onda bem diferente lá do point de Itaúna, uma onda mais rápida e mais forte, um tubão pra direita. O que está acontecendo é que estamos tentando salvar a lagoa, porque ela estava secando. A área da praia fechava a entrada da lagoa e a gente tinha que abrir com a máquina da prefeitura, por isso eles construíram esse píer. Mas agora a ideia é estender o píer para o canal ficar sempre aberto e a água poder entrar e sair da lagoa. E também pra tentar fazer um turismo diferente na cidade, permitindo que haja a entrada e saída de barcos.
 
E para o surf, isso é bom?
 
Está sendo bom. Antes a gente tinha uma onda boa que era um “slab” pra direita que a gente chamava de “Sorriso”. Era um tubo que dava em cima da pedra em condições raras. Com a construção do píer, essa onda acabou, mas agora, com o píer ficando mais longo, vai reter bastante areia aqui e deve melhorar ainda mais o fundo. Com a ondulação certa, a probabilidade é de continuar a dar altas ondas  aqui. A construção acabou com o fundo de pedra que a gente tinha, mas pelo menos tá dando altos tubos, uma onda longa e pesada, e isso já vale.
 
E para a galera de fora que quiser vir aqui surfar? Como é o localismo aqui em Saquarema?
 
A galera aqui tem ciúme das ondas, sim. É comum ver os locais se rabeando e às vezes até discutindo entre eles mesmos. Realmente a disputa de ondas é grande aqui. Os caras de fora vão ter que entrar na fila e pegar as que sobram (risos)!