O Skol apresenta Mahalo Surf Eco Festival teve início nesta terça-feira, em ondas de 1 metro e formação prejudicada pelo vento sudeste, na praia da Tiririca, Itacaré (BA).
Clique aqui para ver as fotos
A abertura da etapa de nível 4 estrelas do WQS foi presenteada com uma nota máxima. O autor da façanha foi o pernambucano Junior Lagosta, que passou por dentro de um tubo e mandou um kerrupt na saída, levando a plateia ao delírio.
“Eu tinha acabado de surfar uma onda e estava voltando para o outside. Já estava pronto para furar essa onda, mas vi que dava pra pegá-la e fui com tudo para a esquerda. Não acreditei, foi show”, comemora Lagosta.
A nota 10 deixou o atleta em situação bastante confortável. Mesmo com uma nota fraca (3.50) no somatório, ele derrotou o ex-Top da elite mundial Victor Ribas (2o) e o jovem paulista Tales Araújo, de Ubatuba.
O maior somatório do dia ficou com o potiguar Italo Ferreira. Com uma atuação bastante expressiva, atacando o crítico das ondas com manobras fortes e modernas, o atleta de Baía Formosa somou notas 8.67 e 7.17 na vitória sobre o cearense Artur Silva e o sul-africano Diran Zakarian.
Entre os anfitriões da prova, o atleta Iago Silva fez a festa da torcida itacareense e avançou atrás do potiguar Alan Jhones, autor de 7.27 e 6.83 no duelo que teve ainda a presença de Ian Costa, baiano de Salvador.
Já Yagê Araújo se deu mal ao enfrentar o ex-Top do WCT Danilo Costa, de Natal (RN), e o paulista Gilmar Silva. Apesar do conhecimento local, Yagê teve dificuldade para entrar em sintonia com as ondas e perdeu por pouco para Gilmar (9.23 a 8.73). O primeiro posto ficou com Danilo, que descolou o total 11.37 pontos.
Além de Victor Ribas e de Danilo Costa, a primeira fase contou com outro surfista que disputou a elite do surf mundial. Leo Neves, de Saquarema, fez a sua parte e deixou para trás o baiano André Rosário (2o) e o cearense Thiago de Sousa.
Transmissão ao vivo Em virtude de problemas com a internet em toda a cidade de Itacaré, a transmissão ao vivo do Skol apresenta Mahalo Surf Eco Festival ainda não foi iniciada.
A empresa responsável pelo fornecimento da banda larga na região está tentando solucionar o problema. A direção de prova está fazendo o possível para que a situação seja regularizada.
Para obter mais informações sobre a etapa, visite o site Surfecofestival.