A norte-americana Lakey Peterson deu um verdadeiro show na abertura do Billabong Rio Pro Women’s, etapa do World Tour iniciada nesta quarta-feira, em ondas de 1 metro e formação regular na praia do Arpoador, Rio de Janeiro (RJ).
Clique aqui para ver as fotos
Com fortes ataques ao crítico de uma longa esquerda, a atleta de 17 anos arrancou a maior nota da prova até o momento, 9.77 pontos.
Suas vítimas foram as norte-americanas Sage Erickson e Courtney Conlogue, que vinha de vitória na etapa disputada em Sydney, Austrália.
“Está uma loteria lá fora e as ondas estão ficando mais devagar esta tarde”, diz Peterson. “Foi uma bateria empolgante; Courtney e Sage são surfistas incríveis. Tive um início devagar, então fiquei bem agressiva na segunda metade da bateria. Você realmente tinha de ser seletiva e, quando a série vinha, você tinha de estar nela. É sempre divertido estar em baterias como essa”, revela a norte-americana.
Lider isolada do ranking, a tetracampeã mundial Stephanie Gilmore foi surpreendida pela havaiana Alessa Quizon, namorada do campeão mundial Pro Junior Caio Ibelli.
Antes de superar a australiana, Alessa venceu a triagem feminina promovida pela direção de prova, deixando para trás a campeã brasileira Diana Cristina e a catarinense Juliana Quint.
O fato de “Tininha” ter de disputar a triagem gerou muitas reclamações por parte da plateia no Arpoador. Melhor para Alessa, que derrotou as brasileiras em disputam acirrada e garantiu uma vaga no Billabong Rio Pro Women’s.
“É muito bom derrotar Steph (Gilmore)”, diz Quizon. “Estava muito nervosa antes da bateria. Esta manhã, eu nem estava oficialmente confirmada no evento, e esta tarde, eu derrotei a tetracampeã mundial. É difícil descrever”, concluir a havaiana.
Repescagem Única brasileira no evento principal, a catarinense Jacqueline Silva se deu mal no duelo com a campeã mundial Carissa Moore.
Carissa comandou as ações no outside e totalizou 14.63 pontos, contra apenas 5.80 de Jacque e 0.27 da havaiana Coco Ho.
Na repescagem, Jacque enfrenta a australiana Sally Fitzgibbons, derrotada pela compatriota Rebecca Woods por apenas um décimo de diferença (14.17 a 14.07).