Maresia Girls International

Laura Enever prepara ataque

Laura Enever, Maresia Girls International 2010, praia Mole, Florianópolis (SC)

Laura Enever avança em grande estilo e dá importante passo rumo à elite profissional em 2011. Foto: Basílio Ruy.
Silvana Lima comanda ataque brasileiro em Florianópolis. Foto: Basílio Ruy.
Diana Cristina prova mais uma vez que está no nível das atletas que competem no circuito mundial. Foto: Basílio Ruy.

A australiana Laura Enever, 18, comandou as ações no segundo dia de disputas do Maresia Girls International 2010, etapa de nível 6 estrelas do WQS Feminino que acontece até quinta-feira (23/9) na praia Mole, Florianópolis (SC).


Clique aqui para ver as fotos

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

Depois de uma manhã chuvosa, causada pela forte frente fria que chegou à capital catarinense, a prova só teve início por volta das 10 horas desta quarta-feira em ondas de 1 metro e boa formação.

 

Vice-líder do ranking da divisão de acesso, Laura garantiu sua vaga nas quartas-de-final com um desempenho arrasador nas primeiras baterias da segunda e terceira fase da competição.

 

A australiana, atual campeã mundial Pro Junior, eliminou logo de cara a revelação francesa Joanne Defay e a japonesa Mizuki Hagiwara com o maior somatório do evento até agora, 15.67.

 

Depois, na disputa por uma vaga nas quartas-de-final, Laura apostou nos ataques de backside e liderou a bateria do início ao fim contra a americana Sage Erickson, 15º colocada do ranking do WQS, e a catarinense Gabriela Leite.  

 

Laura soube escolher muito bem as esquerdas da praia Mole e abusou das pauladas para somar 11.00 pontos contra 10.83 de Sage, também classificada.

 

“De manhã as ondas estavam horríveis, mas agora melhorou e dá para se divertir. Estou em uma boa fase, perto do World Tour, quero treinar bastante e me manter assim até chegar lá”, diz Enever.

 

Gabi Leite conseguiu manter o alto nível da bateria e no final chegou a arriscar uma bela rasgada na parte crítica da onda, mas não completou a manobra e acabou eliminada com 7.67 pontos.  

 

As brasileiras Silvana Lima, Jacqueline Silva e Diana Cristina são as únicas do país que continuam na briga pelos 3.000 pontos oferecidos à campeã da penúltima etapa do World Qualifying Series desta temporada.

 

Silvana, inspirada nos ataques de frontside, voltou a arriscar um tubo e desta vez conseguiu completá-lo, para alegria da pequena torcida na praia Mole. Agora a atleta encara Sage Erickson pelas quartas-de-final da competição, que passa a ser no formato mulher-a-mulher.

 

“Gosto mais deste tipo de confronto. Só uma está brigando comigo na água, então me sinto mais à vontade do que com quatro meninas. Tenho que arriscar cada vez mais, porque se conseguir voltar de uma boa manobra vou ganhar uma nota alta. Está cada vez mais complicado, as meninas não querem mais ficar só naquele ‘biro-biro’ como antes”, diz Silvana.

 

Jacqueline Silva teve mais dificuldades e avançou em segundo na bateria vencida pela havaiana Coco Ho. A paranaense Bruna Schmitz não repetiu o bom desempenho das fases anteriores e acabou eliminada nesta disputa. Depois de uma bateria de poucas ondas, Jacque segue firme na briga pelo título em casa.

 

“Agora a competição é outra. No formato mulher-a-mulher tem a questão da prioridade e você pode ser mais seletiva nas ondas. Na bateria de quatro ou três atletas a disputa é grande, todo mundo querendo pegar onda. Amanhã a história é outra”, declara Jacque.

 

Diana Cristina voltou a brilhar e fez bonito na praia Mole nesta quarta-feira. Tininha, como é mais conhecida, venceu a bateria que também classificou a líder do ranking sul-americano Anali Gomez e eliminou a norte-americana Lakey Peterson. Com apenas 20 anos, Tininha já começa a dar trabalho às atletas do circuito mundial.

 

“Estou treinando bastante, e com muita dificuldade sem patrocínio. Mas graças a Deus todas competições que competi este ano me dei bem. Ano que vem quero correr todas etapas do WQS para quem sabe representar o Brasil no World Tour”, comenta Tininha.

 

“Será difícil. Agora estou focando bastante no circuito brasileiro e nas etapas do WQS aqui no Brasil. Acho que as empresas não querem investir em atletas que estejam começando. Mas no final do ano vou batalhar para conseguir um patrocínio maneiro e correr todas as etapas do WQS”, desabafa Tininha.

 

Joanne Defay, Nikita Robb, Claire Belavicqua, Bethany Hamilton, Ornella Pellizzari, Alana Blanchard, Cannelle Bulard, Courtney Conlogue, atletas que disputam uma vaga na elite mundial do ano que vem, deram adeus à competição em Florianópolis.

 

Uma nova chamada para o início das quartas-de-final do Maresia Girls International 2010 acontece nesta quinta-feira, às 8 horas. O evento é transmitido ao vivo pelo site da Maresia.

 

Quartas-de-final do Maresia Girls International 2010

 

1 Laura Enever (Aus) x Pauline Ado (Fra)
2 Silvana Lima (Bra)
x Sage Erickson (EUA)
3 Coco Ho (Haw) x Anali Gomez (Per)
4 Jacqueline Silva (Bra) x Diana Cristina (Bra)

Exit mobile version