Leandro Bastos dispara na liderança

0

Leandro Bastos assume a primeira posição na classificação geral.  Foto: Nilton Santos / Oakley Challenge.
O carioca Leandro Bastos foi o destaque do segundo dia de disputas do Oakley Junior Challenge, realizado na praia da Joaquina, em Florianópolis, Santa Catarina.

 

No início da manhã rolou uma reunião para decidir o local do evento. A organização optou por prosseguir com a prova na Joaca, que apresentava ondas com até 1,5 metros na série.

 

Leandro Bastos, que comemora 20 anos nesta terça-feira, disputou a última bateria da segunda fase. 

 

Vice-líder até então, Bastos manobrou forte para garantir 27,57 pontos e pular para a primeira colocação na classificação geral.

 

Porém, na hora de dobrar a onda, ele escolheu uma regular que havia lhe rendido apenas 5,90 pontos. Para compensar, pegou duas ondas boas em que obteve notas 7,9 e 7,8. ?Estou amarradão com o resultado. Poderia ter sido melhor se tivesse dobrado a onda certa. Mas, fiquei feliz por ter surfado bem novamente e, mais ainda, porque sou o líder?, comenta ele, chamado na última hora para substituir um dos atletas estrangeiros que não conseguiram visto para entrar no Brasil.

 

O carioca Simão Romão obteve a maior somatória do dia, com 30,83 pontos na primeira bateria. Romão dobrou a onda certa ? nota 8,83 ? para totalizar imbatíveis 30,83 pontos na segunda rodada. No entanto, ele não estreou bem na segunda-feira e aparece apenas em nono lugar na classificação geral

 

Com 29,20 pontos, o guarujaense Adriano Mineirinho venceu a quarta bateria e pulou para a segunda colocação. Decepcionado com sua performance no dia anterior, Mineirinho competiu instigado para virar o resultado. E não deu outra, ele quebrou a bateria mostrando um vasto repertório de manobras radicais.

 

##

 

Com uma excelente performance na segunda fase, Adriano Mineirinho pula para o segundo lugar. Foto: Nancy Geringer.

“Consegui chegar junto e ainda tem mais duas baterias para definir o jogo. Hoje, as condições permaneceram iguais durante todo o dia e consegui mostrar o que sei. Dobrei a onda certa e agora estou na briga pelo título”, diz.

 

Já o ubatubense Hizunomê Bettero não teve o mesmo resultado da segunda-feira, quando assumiu a liderança.

 

Bettero não encontrou as ondas, obteve 17,26 pontos e caiu para o terceiro lugar no ranking. “Agora é esperar para ver como estarão as ondas amanhã e tentar fazer melhor”.

 

Quem também não repetiu o bom desempenho foi o catarinense Jean da Silva, que não dobrou nenhuma onda. ?Ao contrário de ontem, fiquei perdido na bateria. Infelizmente não encontrei as ondas, que estão bem complicadas nesta terça-feira. Mas, ainda tem bastante competição pela frente?, comenta Silva.

 

Vale destacar a performance do cearense Felipe Martins, que depois de passar quase três anos sem um patrocinador principal, fechou recentemente contrato com a Hawaiian Dreams.

 

“North Shore”, como também é conhecido, pegou boas ondas no meio da praia e descolou 21,84 pontos, mantendo assim a quarta posição na classificação geral. “Espero manter este rip até o final. Todo mundo aqui surfa bem e o legal é que temos uma hora para escolher as ondas certas”, explica ele, que pretende ficar entre os quatro primeiros do ranking.

 

O catarinense Willian Cardoso também obteve boa pontuação (25,97) nas disputas desta terça-feira. Porém, ele acredita que suas notas poderiam ter sido mais valorizadas pelos juízes. “Eles deveriam ter levado em conta as difícies condições do mar”.

 

O Oakley Junior Challenge tem apresentação da Star Point, patrocínio exclusivo da Oakley, co-patrocínio das Lojas Sul Nativo e Restaurante Spoletto, apoio das prefeituras municipais de Florianópolis, Garopaba e Imbituba, divulgação da Rede Atlântida FM e do boletim De Olho No Mar, com organização técnica da ABRASP e Federação Catarinense de Surf (Fecasurf).

 

Colocação geral

 

Leandro Bastos 59,67
Adriano de Souza 51,14
Hizunomê Bettero 49,49
Felipe Martins 48,78
Willian Cardoso 48,41
Jean da Silva 45,63
Diego Santos 42,77
Jorge Spanner 42,49
Simão Romão 42,47
Thiago Bianchini 41,83
Eduardo Rosenval 40,84
Patrick Tamberg 39,42
Eduardo Oscar 38,54
Alan Donato 27,41
Bruno Caraça 26,60
Amani Valentim 18,53