Paulista Pro

Leandro Bastos solta o pé

Leandro Bastos, Maresia Paulista de Surf Profissional 2007, Itamambuca, Ubatuba (SP)

 

Carioca Leandro Bastos descola nota 9.60 no Maresia Paulista de Surf Profissional 2007 que rola em Ubatuba (SP). Foto: Daniel Smorigo.

Na sexta-feira, os campeões brasileiros Peterson Rosa e Renato Galvão ditaram o ritmo na etapa inicial do Maresia Paulista de Surf Profissional, que acontece na praia de Itamambuca, em Ubatuba.


Clique aqui para ver as fotos


Neste sábado (9/6), foi a vez de o carioca Leandro Bastos ser o dono da festa. Logo pela manhã, o surfista garantiu a melhor nota do evento até o momento, 9,60 pontos, chegando perto da onda perfeita na avaliação dos juízes.


Depois, na parte da tarde, competindo contra três talentos locais, se sobressaiu novamente para garantir vaga entre os 32 melhores da competição.

Eric Miyakawa sobrevoa a praia de Itamambuca. Foto: Daniel Smorigo.


?Esta última bateria foi muito difícil. Só consegui achar duas boas ondas no final. Eu estava mal, caí em algumas ondas e no finalzinho Deus me iluminou?, destaca Leandro, que comentou a melhor nota do evento.

?A onda veio bem lisa, dei um rasgadão irado, depois mandei um floater muito longo. Nem esperava completar e acabei caindo lá na frente na base, na parte lisa da onda. Aí, mandei outra manobra forte, vim até o inside e mandei outro floater. Depois foi só comemorar e esperar a nota?, lembra.

?A expectativa é a de que o mar mantenha um tamanho para eu poder mostrar tudo o que sei?, complementa.


Novamente, as disputas foram realizadas com boas ondas de 1 metro e um alto nível técnico, com disputas acirradas.

Outros atletas também se destacaram no sábado, como Dodô Veiga, de Praia Grande, autor do maior somatório da etapa – 17.26 pontos em 20 possíveis -, e Saulo Júnior, de Ubatuba, com a nota 9,47.

 

Campeão mundial júnior em 2005, Jefferson Silva, de Bertioga, também surfou forte para marcar 15,17 pontos, incluindo uma nota 9.00.

##

Atual campeão paulista, Bruno Moreira estréia com vitória na prova. Foto: Daniel Smorigo.

O atual campeão paulista, Bruno Moreira, outro talento de Praia Grande, passou bem em sua estréia.

Clique aqui para ver as fotos

 

No ano passado, ele abriu caminho para o título justamente com a vitória na etapa inicial, na mesma Itamambuca.

?Estou me sentindo tranqüilo, sem pressão alguma, muito confiante. Espero continuar achando boas ondas para chegar à final. Acho que cada campeonato tem uma história diferente e vou continuar dando o meu melhor para defender o título?, afirma Bruno.

Jefferson Silva abusa da força para despachar adversários. Foto: Daniel Smorigo.


A etapa teve disputas acirradas. Duas baterias foram decididas por incríveis três centésimos, nas disputas entre o catarinense Beto Mariano e o pernambucano Sávio Carneiro, e na seqüência, entre os paulistas Rafael Ulbrich e o Gustavo Henrique.

Já os experientes Jair de Oliveira, Jojó de Olivença e Wagner Pupo ficaram na estréia, em 49º e 33º, respectivamente.


Dos 124 atletas de 10 estados que iniciaram a disputa, restam apenas 32 candidatos à vitória, que vale R$ 4 mil dos R$ 15 mil totais de premiação. O evento recomeça neste domingo, às 8 horas, com uma bateria que promete emoção.

Na água estarão o paranaense Peterson Rosa, único tricampeão nacional, e o ubatubense Renato Galvão, que também tem título brasileiro e já foi campeão paulista pro.


Os dois foram os grandes nomes da sexta-feira. Eles enfrentam o atual campeão paulista open Diego Meinha e o carioca Alexandre Almeida, o “Dadazinho”. A bateria decisiva está marcada para 13 horas.

Quem não estiver na praia, pode acompanhar todas as disputas ao vivo pela internet, no site Fpsurf, com imagens, som da locução, notas dos juízes e a possibilidade de envio de mensagens.


O Maresia Paulista de Surf Profissional 2007 tem o patrocínio da Maresia e é uma realização da Federação Paulista de Surf, com os apoios de Ousadia Surf Shop, Akaloko Surf Street, Tent Beach, Loboke Surf Shop, Trash Board Shop, High Point Surf Skate Spirit, Sun Rocha, Super Tubes, Natural Surf, Ilha do Surf e Revista Alma Surf. Colaboração: Associação Ubatuba de Surf (AUS), Prefeitura de Ubatuba, Governo do Estado de São Paulo e Abrasp. Cobertura Rádio Brasil 2000.

 

Exit mobile version