Um dos grandes expoentes do stand up paddle, modalidade que ganha cada vez mais espaço, o santista Alex Leco Salazar é um dos destaques no Hot Water de Surf 2009.
O circuito define os campeões santistas da temporada, e está no período de espera pelas melhores condições de ondas para a realização da etapa inicial no Quebra-Mar, Santos (SP). A expectativa é de entrada de uma frente fria na próxima semana.
Aos 21 anos de idade, Leco treina diariamente no local da competição. Ele é um dos instrutores da escola de surf criada pelo seu pai, o lendário Picuruta Salazar.
Desde que o stand up chegou ao Brasil, o surfista dedica-se à técnica do esporte e os resultados apareceram este ano. Foram nada menos que seis vitórias, incluindo o primeiro brasileiro profissional, no Earthwave Festival de Surf Ecovias, disputado no início de outubro também no Quebra-Mar.
Na final Leco derrotou o pai, que depois deu o troco no domingo seguinte, no Natural Art / New Advance Costa da Mata Atlântica, novamente no “quintal de casa”. Outras três vitórias importantes foram nas etapas do ASP Longboard World Qualifying (LQS), na Bahia e em Pernambuco, e no Brasileiro Pro, no Espírito Santo.
“Gosto muito do stand up e treino sempre. Com certeza vou batalhar por mais esta vitória”, diz o filho mais velho de Picuruta.
No ano passado, Leco levantou o caneco do Santista de Surf, na categoria Longboard, com 100% de aproveitamento. “É sempre bom festejar um título em casa. O Circuito Santista é muito importante também para revelarmos novos talentos e agora a organização incluiu o stand up, que cresce muito”, afirma o surfista.
Além do stand up surf, o Hot Water de Surf conta com as categorias Iniciantes, Mirim, Júnior, Feminino, Longboard e Master.
“Teremos três etapas, todas com janela de espera por boas condições de ondas. A previsão é que para a próxima semana entre um swell”, diz Daniel Miranda, um dos responsáveis pelo comando técnico do evento.
Para obter mais informações sobre o evento, acesse o site Santos Surf.